Artigo do Médico Dentista
Rita Martins da Silva; LP: N.º 7561/OMD
Os dentes tortos ou desalinhados são, muitas vezes, um problema que vai além da estética. Além de afetarem a confiança e o sorriso, os dentes tortos podem causar problemas funcionais e de saúde oral, como má oclusão, desgaste excessivo de alguns dentes e até mesmo dor na mandíbula. Existem, ainda assim, opções eficazes para corrigir os dentes tortos e melhorar a saúde oral. Duas das principais soluções são as facetas dentárias e os aparelhos ortodônticos.
As facetas dentárias são camadas finas de porcelana ou compósito que são aplicadas na superfície dos dentes para melhorar a aparência do sorriso. Este procedimento é especialmente eficaz para quem procura uma solução rápida para problemas estéticos ou ligeiros desalinhamentos dentários que não interfiram com a correta oclusão dentária.
As facetas são ideais para pessoas que apresentem apenas pequenas irregularidades no alinhamento, como dentes ligeiramente desalinhados ou espaçados. São também recomendadas para casos onde, além do desalinhamento, o paciente procura melhorar a cor, a forma ou o tamanho dos dentes. Alguns dos principais casos de utilização incluem:
O aparelho ortodôntico é a opção mais indicada para corrigir dentes tortos e problemas de oclusão. Através de uma força gradual que é exercida sobre os dentes, o aparelho consegue ao longo do tratamento movê-los progressivamente para a posição correta. Existem diversos tipos de aparelho, de acordo com as necessidades e preferências de cada paciente.
Ao contrário das facetas, o aparelho ortodôntico é indicado para pessoas com:
O tratamento com o aparelho ortodôntico é capaz de reposicionar todos os dentes de forma a corrigir o alinhamento, a mordida ou o contacto entre eles.
Aparelhos removíveis: Os aparelhos removíveis são aparelhos que podem ser retirados em certos momentos, como para comer ou para realizar a higiene oral, mas que devem ser utilizados durante várias horas seguidas, sem interrupções. Os aparelhos removíveis podem ser alinhadores dentários, também conhecidos como alinhadores invisíveis, ou aparelhos de ortopedia funcional dos maxilares, geralmente aconselhados para crianças e pacientes com disfunção tempomandibular.
Aparelhos fixos: Os aparelhos ortodônticos fixos são aparelhos que não podem ser removidos durante o tratamento e são apenas recomendados a pacientes que tenham já a dentição definitiva. Estes aparelhos consistem na colocação de brackets que se colam nos dentes, tendo um tempo médio de utilização de dois anos.
A escolha entre facetas dentárias e aparelho ortodôntico deverá ser sempre discutida com o médico dentista e depende de vários fatores, nomeadamente da condição oral do paciente.
Após qualquer um dos tratamentos, os cuidados diários são essenciais para manter a saúde e a estética do sorriso. Algumas dicas incluem:
Tanto as facetas dentárias como os aparelhos ortodônticos podem ser soluções eficazes para corrigir dentes tortos. Contudo, a melhor maneira de identificar qual o tratamento mais adequado é consultar o médico dentista para uma avaliação personalizada, de modo a definir qual a melhor abordagem para o seu caso específico.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920