Endodontia

Endodontia

MALO CLINIC

Endodontia - tratamento da sensibilidade dentária

A Endodontia é a especialidade da Medicina Dentária dirigida ao tratamento de patologias da polpa (vulgarmente designada por nervo).
A polpa dentária localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro – a dentina –, sendo responsável pela nutrição e
sensibilidade nos dentes, através dos vasos sanguíneos e nervos que a constituem.

As lesões da polpa dentária podem ter na sua origem traumatismos, fraturas ou cáries profundas e podem provocar sensibilidade nos dentes e abcessos na gengiva. Entre os sintomas indicativos de uma infeção dentária incluem-se dor espontânea, o prolongamento da sensibilidade nos dentes expostos ao frio e/ou ao calor e o desconforto ao toque e mastigação, sendo que, de entre os sinais mais comuns, se pode incluir a presença de abcesso na gengiva ou fístula (pequena bolha de pus na gengiva).

Nos casos de necrose ou inflamação irreversível da polpa dentária, a endodontia (desvitalização) é a única solução para salvar o dente e evitar outras complicações, como a infeção dentária e abcessos na gengiva.

Para além de eliminar a patologia da polpa, a desvitalização permite, em conjunto com a posterior reconstrução, restituir ao dente a função mastigatória. Existe também a possibilidade de se realizar uma desvitalização, que consiste num novo tratamento dos canais radiculares. Deverá ser sempre a primeira opção em dentes cuja desvitalização realizada anteriormente fracassou.

Num retratamento de desvitalização, todo o conteúdo existente no interior do sistema de canais radiculares é removido, procedendo-se a uma nova desinfeção, preparação e obturação tridimensional dos mesmos. Terminado o retratamento é realizada a restauração do dente.

MARQUE AGORA A SUA CONSULTA!

Marcar Consulta

Tratamentos de Endodontia

  • Remoção de Tecido Pulpar

    O primeiro passo do tratamento de endodontia passa pela remoção da polpa infetada ou necrosada.


    Sob anestesia local e usando brocas apropriadas, é realizada uma abertura na parte de trás do dente afetado (no caso de se tratar de um dente anterior) ou na coroa (no caso dos dentes molares ou pré-molares), através da qual é removido todo o tecido da polpa dentária ou restos de material de obturação de tratamentos de endodontia anteriores.

  • Irrigação (Desinfeção) e Obturação dos Canais Radiculares

    Depois de removida a polpa ou restos de material de obturação de tratamentos de endodontia anteriores, a câmara pulpar e o sistema de canais radiculares presente nas raízes são devidamente desinfetados com o objetivo de eliminar todas as bactérias. Depois de convenientemente preparados, os canais estão aptos para receber o preenchimento, regra geral efetuado com Gutta-Percha, um derivado de resina vegetal. Preenchidos os canais, o dente é hermeticamente selado com cimento e restaurado de modo a readquirir a aparência natural.


    Uma vez que a duração do tratamento de endodontia depende de diversos fatores, nas situações em que não é possível realizar o tratamento completo em apenas uma consulta, é colocada uma restauração provisória na abertura de acesso, com o objetivo de proteger o dente entre consultas.

Sabia que...

  • O ligamento periodontal (estrutura que une o dente ao osso e que é inexistente num implante) é o responsável pela sensação da mastigação? A endodontia pode salvar o seu dente mantendo a sensação natural de mastigação.
  • Uma alteração da cor do dente pode ser o primeiro sinal de um problema na polpa dentária, especialmente após um traumatismo?
  • Ao contrário do que se pensa, o tratamento endodôntico não escurece o dente?
  • Com as novas tecnologias e avanços no conhecimento sobre a endodontia, os tratamentos passaram a ser feitos quase sempre numa só consulta e de forma indolor?

Casos Clínicos

retratamento endodôntico

Marque agora a sua consulta.

Share by: