Cirurgia Oral

 
 

MALO CLINIC

 

Prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias orais

 
A Cirurgia Oral é uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária. Esta especialidade é dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias orais.

A Cirurgia Oral é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, extração de dentes do siso, entre outros.

Todas as áreas da Medicina Dentária articulam-se de forma a permitir um tratamento multidisciplinar em que implantologia, periodontologia, ortodontia e prostodontia poderão estar incluídas.

Esta especialidade pode confrontar-se com extrações dentárias muito complexas. Por esta razão a equipa clínica poderá ainda incluir uma médica anestesista, permitindo que algumas intervenções sejam realizadas sob sedação, com total conforto e segurança do pacient
 

MARQUE AGORA A SUA CONSULTA!

 
 
 
 
 
 

Tratamentos

 
Extrações de Dentes
 
Simples
Pode ser necessário fazer a extração de dente por diversas razões tais como; existência de cáries extensas e impossibilidade de restauração; perda óssea severa ou a necessidade de ganhar espaço na arcada dentária. Esta cirurgia oral é habitualmente realizada com anestesia local, dependendo do grau de complexidade da mesma.

Complexas
Consideram-se extrações de dente complexas sempre que para extrair um dente é necessário cortar osso ou dente. Dentes muito destruídos, que estejam anquilosados, ou seja, que estejam “colados” ao osso, e ainda dentes inclusos, isto é, dentes que não erupcionaram e necessitam normalmente de extrações dentárias complexas.

Os dentes podem ficar inclusos por falta de espaço na arcada, por possuírem uma anatomia anómala ou por estarem mal posicionados no osso. Se não forem removidos, a constante pressão causada pela tentativa de erupção pode causar diversos problemas, como a reabsorção ou cáries nos dentes vizinhos, inflamação, dor e apinhamento (mal posicionamento dos dentes). Devido a este problema, a extração de dentes do siso, os últimos a nascer, é muito frequente.
 
 
 
Tratamentos de Infeções Faciais
 
Remoção de Quistos e Tumores
 
Diagnóstico e Tratamento das Patologias das Glândulas Salivares
 
Tratamento da Disfunção da Articulação Temporomandibular
 
Tração de dentes inclusos
 
Enxertos ósseos
 
 
 
 

Sabia que...

 
  • Há pessoas que têm maior número de dentes, os chamados dentes supranumerários?
 
  • Podem existir dentes inclusos fora dos ossos maxilares?
 
  • A extração de dentes inclusos pode ser mais simples e rápida que a extração de dentes erupcionados?
 
  • Nem sempre é necessário a administração de antibiótico para a extração de dentes infetados?
 

Casos Clínicos

 
 
 
 
 

MALO CLINIC CIRURGIA ORAL

 

Equipa

 
 
A
 
Ana Santos Ferro
Armando Veiga Lopes
 
 
 
B
 
Bruno Queridinha
 
 
 
C
 
D
 
E
 
F
 
 
 
G
 
H
 
I
 
J
 
K
 
 
 
L
 
M
 
Mariana Nunes
Miguel Gouveia
 
 
 
N
 
O
 
P
 
 
 
Q
 
R
 
S
 
T
 
Tânia Pereira
 
 
 
U
 
 
 
V
 
W
 
X
 
Y
 
Z