Cirurgia Oral

Cirurgia Oral

MALO CLINIC

Prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias orais

A Cirurgia Oral é uma das áreas mais abrangentes da Medicina Dentária. Esta especialidade é dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias orais.

A Cirurgia Oral é responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com as extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção na cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes sem suporte ósseo, dentes inclusos, extração de dentes do siso, entre outros.

Todas as áreas da Medicina Dentária articulam-se de forma a permitir um tratamento multidisciplinar em que implantologia, periodontologia, ortodontia e prostodontia poderão estar incluídas.

Esta especialidade pode confrontar-se com extrações dentárias muito complexas. Por esta razão a equipa clínica poderá ainda incluir uma médica anestesista, permitindo que algumas intervenções sejam realizadas sob sedação, com total conforto e segurança do paciente.

MARQUE AGORA A SUA CONSULTA!

Marcar Consulta

Tratamentos de Cirurgia Oral

  • Extrações de Dentes

    Simples

    Pode ser necessário fazer a extração de dente por diversas razões tais como; existência de cáries extensas e impossibilidade de restauração; perda óssea severa ou a necessidade de ganhar espaço na arcada dentária. Esta cirurgia oral é habitualmente realizada com anestesia local, dependendo do grau de complexidade da mesma.


    Complexas

    Consideram-se extrações de dente complexas sempre que para extrair um dente é necessário cortar osso ou dente. Dentes muito destruídos, que estejam anquilosados, ou seja, que estejam “colados” ao osso, e ainda dentes inclusos, isto é, dentes que não erupcionaram e necessitam normalmente de extrações dentárias complexas.


    Os dentes podem ficar inclusos por falta de espaço na arcada, por possuírem uma anatomia anómala ou por estarem mal posicionados no osso. Se não forem removidos, a constante pressão causada pela tentativa de erupção pode causar diversos problemas, como a reabsorção ou cáries nos dentes vizinhos, inflamação, dor e apinhamento (mal posicionamento dos dentes). Devido a este problema, a extração de dentes do siso, os últimos a nascer, é muito frequente.

  • Tratamentos de Infeções Faciais

    Causadas por microrganismos como fungos ou bactérias, as infeções orofaciais podem afetar a cavidade oral ou áreas vizinhas (seio maxilar, glândulas salivares, etc.). Embora as pequenas infeções possam ser resolvidas através da administração de antibióticos, as mais complexas exigem uma cirurgia oral.

  • Remoção de Quistos e Tumores

    Os quistos e tumores da região orofacial podem ter relação com dentes infetados ou inclusos, mas também podem não ter relação ou origem em nenhum dente.


    Normalmente estas lesões não causam dor e são “descobertas” em radiografias ou consultas de check-up. Quando surgem devem ser removidas e enviadas para análise para identificação. A remoção de quistos ou tumores exige uma cirurgia oral.

  • Diagnóstico e Tratamento das Patologias das Glândulas Salivares

    As glândulas salivares são responsáveis pela produção de saliva. A disfunção mais frequente tem como consequência a boca seca (xerostomia), resultando em problemas ao nível da mastigação, deglutição, nutrição, fala e respiração. Na sua origem podem estar infeções bacterianas ou virais, distúrbios sistémicos (síndrome de Sjögren, HIV, Lúpus, Diabetes ou Alzheimer), tumores ou interferência de determinados fármacos. A redução de produção de saliva tem ainda efeito sobre o risco de desenvolver cáries, uma vez que esta atua como “protetora dos dentes”. Para determinar a causa das patologias das glândulas salivares, os meios de diagnóstico mais utilizados são o Rx, a tomografia computorizada e a avaliação do fluxo salivar.

  • Tratamento da Disfunção da Articulação Temporomandibular

    Localizada junto ao ouvido, a articulação temporomandibular (ATM) estabelece a união da mandíbula com o crânio. As disfunções desta articulação poderão estar relacionadas com problemas de má relação dentária que provocam desequilíbrio nas articulações, músculos e ligamentos. Os pacientes com esta disfunção, queixam-se habitualmente dos seguintes sintomas: dores de cabeça, ouvidos, olhos, face e pescoço, assim como dificuldades de mastigação, zumbidos, enjoos e tonturas. O tratamento da disfunção da ATM passa pela eliminação dos fatores causais, pelo que é frequente a necessidade de articulação com o tratamento ortodôntico, com intervenções de implantologia destinadas repor dentes em falta, ou com cirurgia Ortognática.

  • Tração de dentes inclusos

    Por vezes os dentes não erupcionam por falta de espaço na arcada, ficando impactados no osso. Nesses casos, e após criar espaço na arcada com a utilização de aparelho ortodôntico, pode ser necessário expô-los e puxá-los para que se venham a posicionar corretamente e junto dos outros. Fala-se em tração ortodôntica sempre que é necessário fazer uma cirurgia oral de exposição de um dente para o integrar no aparelho ortodôntico.


    Este fenómeno ocorre frequentemente com caninos superiores devido ao facto de serem os últimos a erupcionar na região anterior da maxila.

  • Enxertos ósseos

    Situações clínicas complexas, decorrentes de infeções ou acidentes com perda importante de estrutura óssea, poderão necessitar de cirurgia oral de enxerto ósseo. Estas intervenções são realizadas de forma integrada com outras especialidades, nomeadamente cirurgia maxilo-facial ou geral, para a eventual colheita de osso a enxertar.


    Na MALO CLINIC procuramos sempre evitar utilizar enxertos para reabilitação, uma vez que dispomos de uma grande variedade de implantes e outras soluções em caso de problemas ou ausências de dentes.


    Contudo, a necessidade de presença de osso não se prende apenas com a colocação de implantes. Grandes defeitos ósseos, comunicações oroantrais ou acidentes com fratura da mandíbula são exemplos de situações clínicas em que estes procedimentos podem ser usados.

Sabia que...

  • Há pessoas que têm maior número de dentes, os chamados dentes supranumerários?
  • Podem existir dentes inclusos fora dos ossos maxilares?
  • A extração de dentes inclusos pode ser mais simples e rápida que a extração de dentes erupcionados?
  • Nem sempre é necessário a administração de antibiótico para a extração de dentes infetados?

Casos Clínicos

GENGIVECTOMIA

Marque agora a sua consulta.

Share by: