A Dentisteria Restauradora e Estética é a área da Medicina Dentária responsável pelo tratamento e restauração de dentes com lesão de cárie, com alterações de forma ou coloração, e pela resolução de fraturas, restituindo deste modo a sua aparência original.
Na MALO CLINIC, o Departamento de Dentisteria conta com a experiência de médicos dentistas com prática exclusiva nesta área, tendo à sua disposição materiais de alta qualidade e adequados a cada caso clínico específico.
Para além de contribuir para uma melhoria das funções orais e eliminar as eventuais causas de dor de dentes, geralmente causada por lesões de cárie, as restaurações adequadas realizadas no âmbito desta especialidade não só restauram os dentes, como também ajudam a prevenir problemas futuros, como o aparecimento de novas cáries. A Dentisteria devolve ainda ao paciente um sorriso saudável e bonito, contribuindo para uma melhoria da estética, e consequentemente da autoestima e envolvimento social.
Um dos principais benefícios da Dentisteria é a capacidade de restaurar a estrutura dentária danificada por lesões de cárie, fraturas ou desgaste. Os tratamentos realizados pela Dentisteria restauradora não só reparam os danos visíveis, como também contribuem para restabelecer a forma e a estrutura dos dentes, prolongando a sua vida útil e prevenindo a necessidade de tratamentos futuros mais invasivos.
Outro benefício fundamental da Dentisteria é a melhoria estética do sorriso. Os tratamentos de Dentisteria estética são eficazes para corrigir manchas, irregularidades de forma e alterações de coloração nos dentes, resultando num sorriso mais bonito e harmonioso. Esta transformação não só aumenta a confiança do paciente, mas também melhora a sua interação social e profissional.
Preservação da Saúde Oral
Além de restaurar a funcionalidade e estética dos dentes, os tratamentos de Dentisteria desempenham um papel fundamental na preservação da Saúde oral. O tratamento de dentes com lesões de cárie e a sua restauração adequada impede a progressão da deterioração dentária e evitar complicações futuras como infeções, doenças gengivais e no limite perda dentária. Deste modo a Dentisteria, proporcionando ao paciente um sorriso saudável e duradouro, contribui para a preservação da saúde oral.
Provocada por bactérias, a cárie dentária é a doença que mais frequentemente afeta a cavidade oral, desenvolvendo-se sobretudo nas fissuras das superfícies oclusais dos dentes posteriores, entre os dentes ou junto à linha da gengiva. Se um dente com lesão de cárie não for tratado pode transformar-se num problema complexo e ficar completamente destruído. Para além de eliminar a eventual dor de dentes associada à cárie dentária, o tratamento permite restituir ao dente, saúde, função e a aparência original.
Através de restaurações diretas com resina composta de elevada qualidade mecânica e estética ou mesmo através de restauração indiretas em cerâmica, a Dentisteria atua na reconstrução de dentes fraturados ou com alterações de forma. Uma das situações mais frequentes é o tratamento dos dentes conoides, um problema que afeta sobretudo os incisivos laterais e que se caracteriza por dentes mais pequenos que o normal e de formato cónico. A Dentisteria estética e restauradora pode atuar também na correção dos diastemas (espaços entre dentes).
Apesar da cor natural dos dentes ser diferente de pessoa para pessoa, determinados fatores, como o envelhecimento natural dos dentes, o consumo de tabaco, café, vinho, alimentos pigmentantes e até mesmo a acumulação de tártaro podem contribuir para alterações na coloração dos dentes. O branqueamento dentário tem como objetivo tornar os dentes mais claros e pode ser realizado no consultório ou em casa após avaliação clínica e radiológica da condição oral, dentária e periodontal.
Atualmente, o branqueamento em ambulatório realizado em casa pelo paciente sob a supervisão do médico dentista, é o mais comum. A partir de moldes personalizados são executadas as moldeiras, que o paciente preenche com gel branqueador e coloca diariamente pelo período indicado pelo médico.
No caso dos dentes não-vitais, ou seja,
dentes “desvitalizados”, que em algumas situações podem adquirir uma coloração acastanhada, acinzentada ou negra, o branqueamento dentário interno
tem de ser necessariamente realizado pelo médico em consultório. Nestes casos é necessário introduzir o agente branqueador no interior do dente e posteriormente colocar uma restauração provisória durante o período em que o gel branqueador está a atuar.
As restaurações diretas são realizadas diretamente na boca, durante a consulta. Recorrendo a resinas compostas que se assemelham à cor natural dos dentes do paciente, o médico dentista preenche e restaura os dentes afetados por lesão de cárie, fraturas ou outras imperfeições. Depois de aplicado e moldado, o material é endurecido com uma luz especial (fotopolimerizador), garantindo-lhe firmeza e durabilidade. As restaurações diretas são rápidas de realizar e geralmente não necessitam de várias consultas. O resultado é imediato e o paciente sai do consultório com o dente restaurado.
As restaurações indiretas, em resina composta ou cerâmica, são produzidas no laboratório a partir de um molde ou imagens digitais previamente realizadas no consultório. Finalizado o trabalho de laboratório o médico dentista cimenta a restauração ao dente. Este tipo de restauração oferece maior resistência e durabilidade, sendo ideal para restaurações extensas ou quando é necessária uma precisão extrema na forma e ajuste.
Dependendo da situação clínica pode ser possível corrigir espaços entre os dentes usando técnicas de Dentisteria estética, como restaurações diretas ou facetas. A Dentisteria oferece várias opções para alterar a forma e cor dos dentes de forma natural e harmoniosa.
A duração do tratamento dependerá sempre da situação clínica de cada paciente e do tipo de procedimento adotado. É importante que o paciente esteja informado que os produtos de branqueamento não atuam sobre os materiais que constituem as restaurações, facetas, coroas ou as próteses parciais ou totais. Aconselhe-se com o seu médico dentista no sentido de definir o melhor plano de tratamento para conseguir uma cor harmoniosa em toda a dentição.
De um modo geral o branqueamento pode ser realizado em qualquer pessoa com mais de 18 anos. No entanto, é imprescindível realizar uma consulta de avaliação para garantir que o procedimento é efetuado com toda a segurança. Existem ainda determinadas situações como lesões de cárie, sensibilidade dentária ou doenças periodontais que podem limitar a possibilidade de realizar o branqueamento ou exigir um tratamento prévio. Os branqueamentos dentários são desaconselhados durante a gravidez e amamentação. Os efeitos secundários frequentemente associados ao branqueamento são o aumento da sensibilidade dentária e o desconforto gengival. Nestas situações o seu médico dentista pode ajustar a concentração do produto branqueador bem como a frequência/tempo de utilização das moldeiras para eliminar o desconforto associado e prescrever agentes dessensibilizantes.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920