A Harmonização Orofacial (HOF) é um segmento que atua como complemento à Medicina Dentária e que tem como objetivo promover o equilíbrio e a harmonia do sorriso e da face, através da manipulação das estruturas musculares, adiposas e ósseas, englobando procedimentos terapêuticos, funcionais ou estéticos. Para esta especialidade, considera-se a face como um todo, indo além da cavidade oral.
A Harmonização Orofacial recorre a técnicas que vão desde a utilização da toxina botulínica (botox), ao preenchimento com ácido hialurónico, utilização de bioestimuladores ou até mesmo a tratamento com fios tensores. Estes procedimentos, minimamente invasivos, promovem um equilíbrio entre as estruturas faciais, resultando numa aparência mais jovem e natural.
Ao equilibrar as características faciais, estes procedimentos têm um impacto significativo na autoestima. Uma aparência harmoniosa pode transformar a forma como nos vemos e como os outros nos veem, promovendo uma sensação de bem-estar e autoconfiança que se reflete em todas as áreas da vida pessoal e profissional.
Pode restaurar o volume e a definição dos lábios, conferindo um aspeto mais jovem e atraente ao rosto.
Pode ajudar a aliviar os sintomas de bruxismo por meio de tratamento com toxina botulínica, utilizada para efeito de relaxamento muscular..
A toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurónico podem corrigir sorrisos invertidos (quando a linha do sorriso é curvada para baixo) e sorrisos gengivais (quando as gengivas são excessivamente expostas ao sorrir).
Melhoria da elasticidade, firmeza e flacidez da pele.
Pode suavizar rugas, linhas finas, cicatrizes de acne e manchas escuras, restaurando a juventude e vitalidade da pele.
A toxina botulínica tem como objetivo atenuar ou suavizar as rugas e linhas de expressão. Este tratamento consiste na introdução de pequenas doses desta substância na pele, permitindo o relaxamento dos músculos faciais e contribuindo para uma harmonização do rosto.
Este procedimento é, normalmente, realizado no terço superior da face, nomeadamente na testa, glabela (zona entre as sobrancelhas), e nos cantos dos olhos (“pés de galinha”). Além disso, é também muito utilizado em sorrisos que expõem demasiado a gengiva.
O ácido hialurónico é um composto ativo presente no nosso corpo, que promove a elasticidade e hidratação da pele. Contudo, a sua produção natural reduz com o envelhecimento.
O preenchimento com ácido hialurónico é, geralmente, utilizado no terço médio e inferior da face, nomeadamente nos lábios, no malar (maçãs do rosto), no contorno mandibular, no queixo e nas olheiras. Com a aplicação do ácido hialurónico é possível reduzir a profundidade das rugas e corrigir algumas assimetrias.
São substâncias estimulam a produção de colágeno e fibroblastos, através de uma reação inflamatória. O resultado traduz-se num efeito rejuvenescedor, em que a flacidez, brilho e textura sofrem melhorias bastante significativas.
Permitem recuperar volume facial, firmeza e definir contorno ao rosto, bem como melhorar a elasticidade e tonicidade da pele, de uma forma natural e progressiva.
Os fios tensores permitem reposicionar os tecidos que, devido à perda de elasticidade e dos depósitos adiposos da pele, foram gradualmente ganhando alguma flacidez.
Permitem melhorar a flacidez e redefinir o contorno facial. Consiste numa técnica de rejuvenescimento facial minimamente invasiva para tratar a flacidez. Estes fios atuam dando suporte aos tecidos a nível subcutâneo, produzindo um efeito lifting. Os fios podem ser utilizados unicamente para estimular a produção do colagénio ou para promover a tração da pele. Para além dos efeitos imediatos, os fios tensores têm benefícios no tratamento e prevenção do envelhecimento cutâneo a longo prazo. Por serem constituídos por substâncias reabsorvíveis, os fios são gradualmente absorvidos pelo organismo em forma de colagénio, estimulando a firmeza e elasticidade da pele.
A nossa Equipa Clínica está aqui para ajudá-lo!
Os procedimentos de Harmonização Orofacial são pouco invasivos e possibilitam retardar e atenuar os sinais do processo natural de envelhecimento. Contudo, há algumas contraindicações para determinados tipos de pacientes, tais como:
- Mulheres em período de gravidez ou a amamentar;
- Pacientes imunossuprimidos;
- Pessoas que sofram de doenças autoimunes;
- Paciente que façam alergia a algum dos componentes utilizados nos tratamentos.
De uma maneira geral, não existem propriamente limites de idade para se iniciar o tratamento de Harmonização Orofacial, podendo ser realizado por quem procura uma aparência rejuvenescida e mais harmoniosa da sua morfologia facial. Contudo, é sempre necessária uma primeira avaliação médica de cada caso, de modo a determinar se o tratamento de Harmonização Orofacial é adequado para o paciente em questão.
A duração do tratamento de Harmonização Orofacial varia de acordo com o tipo de procedimento, sendo sempre definido na primeira consulta de avaliação. Ainda assim, o tempo dos tratamentos varia entre os 30 e os 40 minutos, sendo alguns realizados com anestesia local.
Também dependentes do tipo de procedimento realizado, os resultados da HOF tendem a surgir rapidamente – ao fim de 3 a 5 dias – no caso da TB, podendo, em alguns casos, ser necessário retoques. No caso do AH o efeito do preenchimento é imediato, mas, por vezes, devido ao edema, o resultado final é obtido após algumas semanas.
Para promover a harmonia da face e, consequentemente, a melhor autoestima dos pacientes, é essencial que, em conjunto com os tratamentos, se mantenham os bons hábitos de higiene oral, para que se consiga atingir um sorriso saudável e que promova a saúde em geral.
Varia de paciente para paciente, assim como, com o tipo de tratamento realizado.
A duração da TB é de 4 a 6 meses, relativamente aos restantes tratamentos a duração pode variar entre os 12 aos 18 meses, sendo necessário manutenção.
A nossa Equipa Clínica está aqui para ajudá-lo!
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920