Odontopediatria

 
 

MALO CLINIC

 

Saúde oral de crianças e adolescentes

 
A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

O dentista pediátrico actua na prevenção da patologia oral, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação mas também, e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.
 

MARQUE AGORA A SUA CONSULTA!

 
 
 
 
 
 

MALO CLINIC Kids

 
  • Com o intuito de desdramatizar a visita ao Dentista, foi criada a MALO CLINIC  KIDS, um espaço lúdico-pedagógico dedicado exclusivamente aos pacientes mais novos, onde estes poderão aguardar de forma divertida pelo momento da consulta com o dentista pediátrico.
 
  • Os nossos gabinetes de Odontopediatria estão igualmente equipados e decorados para receber o seu filho num ambiente acolhedor e adaptado ao universo infantil.
 
  • Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, a Odontopediatria oferece tratamentos exclusivos tendo em conta as especificidades das faixas etárias em questão: menores dimensões corporais e orais, osso do crânio e do maxilar em crescimento, processo eruptivo dinâmico da dentição e presença de dentes de leite, entre outras.
 
 
 

Tratamentos

 
1ª consulta de Odontopediatria
 
A primeira consulta do seu filho no dentista pediátrico constitui uma das consultas mais importantes que a criança realiza connosco, se não mesmo a mais importante. Nesta consulta a criança conhece o espaço, os instrumentos e a equipa de Odontopediatria.

O dentista pediátrico realiza uma avaliação do risco de cárie da criança, abordando os temas da alimentação e da escovagem, fundamentais para a manutenção de uma correta saúde oral. É ainda efetuada uma limpeza e a aplicação de flúor tópico, bem como radiografias intraorais, se necessário. As consultas de odontopediatria duram, em média, 15 a 30 minutos.

No final da consulta de odontopediatria é explicado aos pais o diagnóstico e estabelecido o plano de tratamento.
Na ausência de patologia oral, a criança deve visitar o dentista no mínimo de 6 em 6 meses para fazer uma consulta de avaliação da sua situação oral, onde se inclui a limpeza oral e a aplicação tópica de flúor.
 
 
 
1ª consulta de Odontopediatria: quando marcar?
 
Acompanhamento Ortodôntico Preventivo
 
Traumatismos dentários
 
Tratamento de Cáries
 
Defeitos de Esmalte
 
Aplicação Tópica de Flúor
 
Aplicação Tópica de Selantes
 
Orientação acerca de Saúde Oral
 
Controlo da Placa Bacteriana
 
 
 

Sedação e Sedação Consciente

 
Pacientes com medo e ansiedade
 
O Odontopediatra tem formação específica para lidar com o medo e a ansiedade da criança, transformando a consulta no dentista numa experiência positiva e agradável.

Através de uma linguagem apropriada e adequada à idade da criança, reforço positivo, explicação de todos os passos da consulta previamente à execução dos mesmos, entre outras técnicas, é possível estabelecer uma via de comunicação entre o médico dentista pediátrico e a criança, acalmando-a.

Se as técnicas de controlo de comportamento básicas não forem suficientes para tranquilizar a criança, o médico dentista pode recorrer a outras soluções.

Na MALO CLINIC temos disponível a técnica de sedação consciente por inalação de protóxido de azoto e oxigénio, destinada a pacientes com ansiedade leve a moderada. Para pacientes com ansiedade severa existe a possibilidade de realizar os tratamentos dentários sob outros tipos de sedação. 
 
 
 
Sedação Consciente
 
Sedação
 
 
 
 

Tratamento de pacientes com necessidades especiais

 
  • Os pacientes com necessidades especiais constituem um grupo de pacientes no qual se incluem todos aqueles que possuem alguma limitação física, mental, sensorial, comportamental, cognitiva, emocional ou outra condição limitativa que requeira tratamento médico, cuidados de saúde e/ou o uso de serviços e programas especializados. Os cuidados de saúde nestes pacientes estão para além do que é considerado rotina, requerendo maior atenção e treino especializado, não só pelas complicações médicas associadas à doença sistémica do paciente, mas também pelas características orais específicas que muitas vezes apresentam.
 
  • Os Odontopediatras da MALO CLINIC possuem formação específica para o tratamento destes pacientes, possibilitando o seu tratamento num ambiente seguro e adaptado às suas necessidades.
 

Casos Clínicos

 
 
 
 
 

MALO CLINIC odontopediatria

 

Equipa

 
 
A
 
B
 
C
 
D
 
E
 
F
 
Filipa Roque
 
 
 
 
 
G
 
H
 
I
 
J
 
Joana Almeida
 
 
 
K
 
 
 
L
 
M
 
Mariana Costa
 
 
 
N
 
O
 
P
 
Patricia Lameirão
 
 
 
 
 
Q
 
R
 
S
 
Sara Pestana
 
 
 
T
 
U
 
 
 
V
 
Vera Janeiro
 
 
 
W
 
X
 
Y
 
Z