Porque é que o branqueamento dentário é mais do que um procedimento estético?
Artigo da Médica Dentista:
Inês Caldeira Fernandes; LP: N.º 3184/OMD
Saiba o impacto que o branqueamento dentário pode ter na sua autoestima!
O sorriso é uma das características com maior impacto na confiança e autoestima das pessoas. De facto, um sorriso saudável tem impacto não só estético, mas também no que respeita à saúde física e mental. Existem ainda muitas pessoas que se sentem inseguras em relação à aparência do seu sorriso, especialmente devido à alteração da cor da dentição. É nestes casos que o
branqueamento dentário pode ser uma excelente solução, não apenas como um procedimento estético, mas como um potenciador da autoestima e do bem-estar.
O branqueamento dentário é um tratamento que visa tornar os dentes naturais mais claros, sem danificar a sua estrutura. Este é um procedimento estético não invasivo, que consiste na aplicação de um gel branqueador que atuará sobre a estrutura dentária.
Qual o objetivo do branqueamento dentário? E que fatores contribuem para a alteração de cor da dentição?
Ainda que a cor natural dos dentes varie de pessoa para pessoa, existem alguns fatores e comportamentos que podem contribuir para que, com o passar do tempo, os dentes apresentem manchas ou alteração de coloração, pelo que o branqueamento dentário pode ser uma boa opção para recuperar uma tonalidade mais clara.
Algumas das principais causas para o escurecimento dos dentes são:
- Envelhecimento natural;
- Presença de tártaro ou lesões de cárie;
- Consumo frequente de bebidas como café, vinho tinto ou refrigerantes gaseificados, e de alimentos que pigmentem os dentes, como frutos vermelhos;
- Tabagismo.
Mais do que uma questão estética: o impacto do branqueamento
Embora muitos procurem o branqueamento dentário para melhorar a aparência do sorriso, os seus benefícios vão muito além da estética. Um sorriso mais branco pode impactar positivamente várias áreas da vida, incluindo:
Um sorriso brilhante e saudável transmite confiança. As pessoas que se sentem confortáveis com o seu sorriso estão mais propensas a participar em interações sociais e profissionais, promovendo uma imagem positiva e segura de si mesmas. Além disso, um sorriso confiante pode ajudar a superar inseguranças. Este procedimento ajuda as pessoas a sentirem-se mais à vontade para se expressar, renovando a autoestima, que se reflete em todas as esferas da vida.
A relação entre a autoestima e a perceção do sorriso é profunda. De facto, ao sentirmo-nos confiantes com o nosso sorriso, aumentamos a autoestima e o bem-estar no geral, o que pode ter um impacto positivo na saúde mental.
Que tipos de branqueamentos existem?
O branqueamento dentário pode ser realizado de duas formas, dependendo da condição dentária e saúde oral do paciente, bem como das suas necessidades e expectativas:
1. Branqueamento interno
O branqueamento interno é realizado sobre os dentes que tenham sido desvitalizados e que apresentam alteração de cor, sendo a aplicação de gel realizada no interior do dente. O efeito do branqueamento é, por isso, de ‘dentro para fora’. Este tratamento é realizado de forma unitária, em dentes isolados que estejam a escurecer. Este procedimento tem de ser realizado sempre em consultório, pelo médico dentista.
2. Branqueamento externo
O segundo, o branqueamento dentário externo, pode ser realizado tanto em consultório como em casa e visa branquear a totalidade da dentição.
O branqueamento em ambulatório
(em casa) é, atualmente, o mais comum e consiste na colocação do gel branqueador em moldeiras personalizadas para cada paciente. As moldeiras devem ser colocadas durante um determinado período de tempo, mediante as indicações do médico dentista. Ainda que possa ser realizado em casa pelo próprio paciente, é sempre realizado sob supervisão do médico dentista que deve determinar qual a quantidade de gel indicada para cada caso, bem como qual a duração do tratamento.
Ainda que o tipo de tratamento a realizar dependa da condição oral e necessidades de cada paciente, o branqueamento externo em casa ou ambulatório é a técnica mais recomenda, dado que as moldeiras são personalizadas a cada paciente e o período de utilização do gel é mais prolongado, proporcionando um branqueamento gradual com resultados mais estáveis ao longo do tempo. Relativamente aos resultados finais pretendidos é importante ter a consciência que coroas, facetas ou outro tipo de restaurações dentária não reagem ao agente branqueador.
Cuidados após o branqueamento
O sucesso do branqueamento dentário depende também do cuidado dos pacientes após o tratamento. É fundamental que se continuem a privilegiar os bons hábitos de higiene oral, como escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e utilizar fio dentário. Adicionalmente e para manter o resultado de forma mais duradoura é importante adotar alguns cuidados, nomeadamente: - Evitar alimentos e bebidas que possam pigmentar os dentes, como café ou vinho tinto.
- Realizar consultas regulares com o médico dentista ou higienista oral para avaliar a saúde oral e a necessidade de intervenção.
Riscos e contraindicações
De uma maneira geral, os branqueamentos podem ser realizados em qualquer pessoa. Ainda assim, existem algumas exceções que podem exigir algum tipo de tratamento prévio, para que este procedimento seja seguro e surta o efeito pretendido. São caso disso pacientes com lesões de cárie, sensibilidade dentária
ou problemas gengivais. Além destes, os branqueamentos não são recomendados a grávidas e a menores de 18 anos.
Se deseja melhorar o seu sorriso e, consequentemente, a sua qualidade de vida, a MALO CLINIC dispõe de uma equipa especializada para garantir que cada sorriso é um reflexo da confiança e bem-estar.
MARCAR CONSULTA