Tudo sobre os Dentes de Leite

É uma pergunta muito comum entre os pais, “quando nascem os dentes de leite?”. Como em tudo, cada criança é diferente, pelo que há sempre variações, mas pode dizer-se que em média o primeiro dente erupciona por volta dos 6 meses de idade. Também é mais comum, ser um dos incisivos inferiores a nascer. Mas, uma vez mais, também isto pode ser variável.

Chamam-se dentes decíduos, vulgarmente designados como dentes de leite, à primeira dentição, que surge entre os 6 e os 12 meses de idade e que fica completa por volta dos 3 anos.  A dentição de leite é constituída por 20 dentes (8 incisivos, 4 caninos e 8 molares) que se dividem entre a arcada superior e inferior da boca.

O nascimento dos dentes geralmente gera algum desconforto. Se o bebé estiver irritável e a tentar morder tudo, pondo as mãos na boca, é provável que sejam os dentes a romper a gengiva.

Existem no mercado artigos que podem aliviar o incómodo, como anéis de dentição que são colocados no frigorífico antes de dar ao bebé.

Como se formam os dentes de leite?


No primeiro ano de vida começam a estabelecer-se alguns hábitos orais: amamentação, alimentação e também a utilização de chupetas. Estes hábitos, se forem desequilibrados podem também contribuir para o aparecimento de problemas nos dentes,  gengivas e de oclusão.

Tudo isto pode e deve ser prevenido com a ida a uma consulta de odontopediatria ainda durante o primeiro ano de vida do bebé.

Uma criança que frequente o dentista desde cedo irá criar uma boa relação com o mesmo, o que lhe trará mais confiança graças ao vínculo afetivo outrora desenvolvido. Se deixar a primeira consulta para quando existir um problema ou dor, a criança poderá associar o consultório e o médico à dor, sofrimento e ansiedade. Isto poderá prejudicar os hábitos de saúde oral dos seus filhos durante muitos anos.

É importante perceber que uma primeira consulta não vai incluir nenhum procedimento doloroso e que os pais não precisam de ter receio de levar os seus filhos ao dentista.

A importância da higiene oral em crianças



Quando nascem os primeiros dentes de leite?
Quando nascem os primeiros dentes de leite?

Apesar de só aparecerem por volta dos 6 ou 7 meses, a formação dos dentes começa muito antes, ainda durante a gestação. Logo no primeiro trimestre, às seis semanas de gravidez, começa a formar-se a base inicial do dente. Com a base do dente já formada, por volta dos 3 ou 4 meses de gestação, dá-se a fase de calcificação que consiste na formação das estruturas: cemento, dentina e esmalte dentário.

Os dentes de leite têm várias funções, para além de servirem para mastigar os alimentos, são fundamentais no desenvolvimento da fala, são importantes no crescimento e desenvolvimento dos ossos e músculos da face e “guardam” o espaço para os dentes definitivos que irão nascer mais tarde, guiando-os para que irrompam na posição adequada.

Quando caem os dentes de leite?


Os primeiros dentes de leite começam a cair por volta dos 6 anos de idade. Mas atenção, nem sempre o dente definitivo nasce imediatamente após a queda do dente de leite. É normal demorar até seis meses para aparecer. Se passarem mais de seis meses é aconselhável marcar uma consulta para verificar o motivo do atraso da erupção do novo dente.

A dentição definitiva vai surgindo à medida que os dentes de leite caem. É constituída por 32 dentes e normalmente estará concluída por volta dos 13 anos de idade. Nessa altura, ficam apenas a faltar os quatro terceiros molares (ou dentes do siso) que surgem entre os 17 e os 21 anos. É curioso verificar que nas gerações mais novas é cada vez mais frequente a inexistência dos dentes do siso.


Como tratar e evitar problemas nos dentes de leite?



Cárie dente de leite
Cárie dente de leite

Apesar de não serem dentes definitivos, os dentes de leite requerem os mesmos cuidados de higiene. É importante que, desde que surgem os primeiros dentes, se crie nas crianças rotinas de higiene e saúde oral. A escovagem diária após as refeições e antes de dormir devem ser iniciadas desde a erupção do primeiro dente para garantir a saúde oral.

Existem no mercado produtos específicos para a saúde oral infantil que facilitam o processo da rotina de higiene: escovas de dentes adequadas a cada faixa etária (e com decorações que cativam os mais novos), pastas de dentes específicas com as doses adequadas de flúor consoante a idade e sabores mais suaves.

Também as visitas regulares ao médico dentista são de extrema importância para que qualquer problema seja detetado e tratado atempadamente. Idealmente, a primeira visita ao médico dentista deve ocorrer no primeiro ano de vida da criança. Depois disso, é importante fazer uma consulta de rotina de 6 em 6 meses, ou seguir as indicações do médico.

Na MALO CLINIC dispomos de médicos dentistas com prática exclusiva em na  odontopediatra. Faça a marcação de uma consulta e comece desde cedo a levar os seus filhos regularmente ao dentista. Desta forma, garante que atinja a idade adulta com um sorriso saudável e bonito.