Porque devemos ir ao dentista regularmente?

As consultas regulares de medicina dentária são tão importantes como as consultas no médico de clínica geral. De facto, vários estudos científicos comprovam que a saúde oral está diretamente ligada à saúde do corpo em geral. Sendo a cavidade oral  uma “porta de entrada” para o organismo, as doenças orais podem provocar outras doenças ou agravar condições já existentes. Doenças cardiovasculares e diabetes são dois dos exemplos de patologias que, por estarem relacionadas com quadros inflamatórios, facilmente podem ter início na boca.

Ir ao dentista apenas quando se sente dor é, definitivamente, demasiado tarde. A prevenção é essencial. Prevenir as doenças orais, ou detetá-las precocemente, é de extrema importância para a sua saúde e bem-estar. Ao visitar o médico dentista regularmente, vai evitar tratamentos prolongados, complicados e dispendiosos.

Razões para visitar regularmente o seu dentista ou higienista oral


São várias as razões para marcar consultas regulares de medicina dentária. De seguida, listamos as 5 mais importantes:

  • Melhora a saúde geral – A saúde da sua boca é fundamental para a sua saúde em geral. Doenças orais podem implicar complicações nas funções principais do organismo, nomeadamente no sistema circulatório, respiratório, digestivo e reprodutivo. Prevenir é a melhor forma de evitar problemas mais graves.
  • Previne problemas mais graves – Doenças como a gengivite/periodontite e as cáries começam de forma “silenciosa”. Quando sente dor, a doença já está instalada e é muito mais difícil de resolver.
  • Combate o mau hálito – esta é uma situação muito desagradável que pode ter origem na higiene oral inadequada. O acompanhamento do médico dentista ou higienista oral é fundamental para aconselhar e ensinar as melhores práticas de uma correta higienização e despistar outras eventuais causas.
  • Controlar a ansiedade de ir ao dentista – é comum as pessoas sentirem medo ou ansiedade de ir ao dentista, pois normalmente só recorrem ao médico quando sentem dor, e nessa situação todos os tratamentos serão mais morosos e complicados. Na origem desta ansiedade podem estar traumas anteriores relacionados com os  tratamentos dolorosos que se praticavam no passado. Felizmente, a ciência e a medicina dentária evoluíram e, atualmente, todos os tratamentos são realizados de forma indolor.
  • Melhora a auto-estima – o sorriso é o nosso melhor cartão de visita. Manter um sorriso bonito e dentes cuidados, ajuda nas nossas interações sociais e eleva a nossa auto-estima.




Com que regularidade devemos visitar o dentista ou higienista oral?


O ideal é realizar duas consultas por ano, de 6 em 6 meses. Não só para prevenir qualquer problema e vigiar a saúde oral , mas também para que seja efetuada uma consulta de higiene oral completa que ajuda a prevenir o aparecimento de outros problemas.

Por muitos cuidados que tenhamos com a higiene oral diária, com o tempo vamos acumulando placa bacteriana que acaba por se transformar em cálculo. Este cálculo apenas pode ser removido através de uma destartarização realizada pelo médico dentista ou higienista oral.

O Clínico irá estabelecer a periodicidade das visitas regulares em função das suas necessidades.

Já foi ao dentista este ano? Não perca mais tempo e não descure a sua saúde. Marque a sua consulta numa das nossas clínicas e mantenha os dentes sãos e um sorriso perfeito.