Blog Layout

Blog

Home › Blog

Tudo o que precisa de saber sobre os Dentes do Siso

por MALO CLINIC, quinta-feira, 16 de dezembro de 2021 18:56

Tudo o que precisa de saber sobre os Dentes do Siso

Normalmente associados à maturidade - com a conhecida expressão “quem não tem dentes do siso, não tem juízo” -, os dentes do siso são os últimos molares a nascer e normalmente começam a surgir entre os 16 e os 20 anos.

Por vezes não existe espaço suficiente no maxilar para que os dentes do siso cresçam, o que faz com que fiquem totalmente ou parcialmente inclusos. A extração do dente do siso incluso é uma intervenção relativamente fácil e a recuperação também dura entre 3 a 4 dias.

Gostaria de saber mais sobre os dentes do siso e porque é que normalmente são extraídos? Então continue a ler e descubra tudo o que precisa de saber caso seja necessária a remoção dos seus.

Todas as pessoas têm dentes do siso?


Nem todas as pessoas têm dentes do siso, mas na verdade são dentes que na grande maioria das vezes causam muitos problemas. Devido ao seu posicionamento no maxilar torna-se mais difícil higienizá-los corretamente no dia-a-dia, provocando frequentemente cáries, abcessos, quistos e outros problemas que fazem com que seja recomendado extrair os dentes do siso.

Mas por vezes, também são extraídos preventivamente, por aconselhamento do médico dentista, que consegue prever se estes virão a causar problemas aos dentes vizinhos. Por exemplo, pode não haver espaço suficiente para os 4 dentes do siso se desenvolverem de uma maneira saudável.


Os dentes do siso provocam dores?


Se sente dor nos dentes do siso, pode ter algum dos problemas que mencionámos anteriormente: cáries, abcessos, ou outras condições que provoquem dor. Se sofre de dor nos dentes do siso, consulte um médico dentista para que este lhe dê o melhor acompanhamento e diagnóstico.

Dores provocadas pelos dentes do siso.

Pode ser necessário arrancar os dentes do siso, ou também desvitalizar os dentes do siso, o que vai ajudar a que a dor passe e recupere rapidamente.

Como é a recuperação após a extração dos dentes do siso?

Se foi aconselhado pelo seu médico dentista a fazer uma exodontia de um ou mais dentes do siso, deve seguir todas as indicações que este lhe deu. Durante as primeiras 48h ou 72h depois da extração deve colocar gelo coberto por uma toalha na região da face correspondente à área cirúrgica, durante intervalos regulares de 15 minutos, para evitar que haja inchaço (edema) no rosto e ou pescoço.

Durante os primeiros 3 dias também é recomendável evitar alimentos duros e que requeiram muito esforço em termos de mastigação, e estes devem ser ingeridos frios e moles de preferência. Pode introduzir progressivamente alimentos mais duros e quentes após esse período.

Há situações em que não existe espaço no maxilar para os dentes do siso crescerem.

Deve também evitar esforços físicos intensos nos primeiros 3 a 4 dias, e não é recomendado que se fume nesse período de tempo. É importante que siga as indicações do seu médico dentista relativamente à medicação necessária para a recuperação após tirar os dentes do siso. Normalmente prescrevem-se, dependendo da situação, antibióticos, corticosteróides, anti-inflamatórios não esteróides, analgésicos e anti-séptico oral.

Se tem dúvidas em relação ao que fazer com as dores nos dentes do siso, marque já a sua consulta numa MALO CLINIC. Vai encontrar profissionais em extração dos dentes do siso, e que vão acompanhá-lo da melhor forma ajudando a que tenha uma recuperação simples e rápida.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: