Tudo o que precisa de saber sobre os Dentes do Siso

Desde criança que de certeza ouve falar dos perigos de desenvolver cáries nos dentes, e na importância da prevenção através de uma rotina de higiene oral cuidada. E porque é que as cáries dentárias são um motivo de preocupação? Continue a ler este artigo e descubra tudo o que precisa de saber sobre as cáries dentárias: como preveni-las, como tratá-las e que tipos de cáries dentárias existem. 

O que é a cárie dentária?


cárie dentária é uma doença infecciosa multifatorial, causada pela presença de bactérias na boca, que se alimentam de determinados açúcares que ingerimos diariamente. Para além disso, o aparecimento da cárie dentária pode também estar associada a outros fatores, tais como a quantidade de salivaespécies bacterianas específicas, bem como comportamentos e atitudes do paciente.

No caso das bactérias, se estas se mantiverem por muito tempo sobre a superfície dos dentes, podem produzir ácidos que vão destruir os tecidos dentários e causar lesões de cárie. Essas lesões podem ter vários aspetos e podem aparecer em qualquer dente e também em diferentes zonas do dente: à frente, de lado ou até na raiz.

O que é a cárie dentária?

As lesões de cárie dentária podem apresentar diferentes cores, extensão, ou profundidade; a rapidez com que estas progridem também pode variar bastante de pessoa para pessoa.

A cárie dentária infantil é igualmente preocupante e os pais devem verificar regularmente o estado dos dentes da criança, garantindo também que estas têm uma alimentação adequada e uma higiene oral irrepreensível. As visitas regulares ao odontopediatra são igualmente importantes para que eventuais cáries possam ser detetadas precocemente.

Que fatores contribuem para o aparecimento da cárie dentária?


A cárie dentária pode surgir devido ao consumo de açúcares em excesso e com muita frequência, a exposição insuficiente ao flúor, e uma higiene oral descuidada e insuficiente. Na ausência de uma higiene oral cuidada, torna-se mais difícil remover a placa bacteriana das superfícies dentárias.

Para além desses fatores, a diminuição da produção de saliva, a existência de superfícies das raízes dentárias expostas e também algumas medicações ou doenças sistémicas podem aumentar o risco de vir a sofrer de cárie dentária.


Como posso prevenir a cárie dentária?


Para se proteger contra a cárie dentária e impedir o seu aparecimento, deve ter uma alimentação cuidada, reduzindo significativamente o consumo de açúcares no dia a dia. Para além disso, deve também garantir que utiliza uma quantidade adequada de flúor, e que a sua higiene oral é suficiente para remover a placa bacteriana acumulada sobre os dentes.


Como posso prevenir a cárie dentária?

Como se pode tratar uma cárie dentária?


Na MALO CLINIC, após a avaliação inicial da sua saúde oral e do seu risco de cárie dentária, os nossos profissionais de medicina dentária irão recomendar qual será a intervenção terapêutica adequada.
Para o tratamento das lesões de cárie dentária pode ser necessária a restauração de um dente, executada pelo médico dentista. É igualmente importante haver um compromisso por parte do paciente na alteração dos hábitos de higiene oral e alimentação, para que a sua condição de saúde oral seja restabelecida.

Se tem dúvidas e gostaria de ser avaliado por um médico dentista, clique aqui e marque já a sua consulta na MALO CLINIC.