por MALO CLINIC, quarta-feira, 22 de dezembro de 2021 17:56
Desde criança que de certeza ouve falar dos
perigos de desenvolver cáries nos dentes, e na
importância da prevenção através de uma
rotina de higiene oral cuidada. E porque é que as cáries dentárias são um motivo de preocupação? Continue a ler este artigo e descubra tudo o que precisa de saber sobre as cáries dentárias: como preveni-las, como tratá-las e que
tipos de cáries dentárias existem.
A
cárie dentária é uma doença infecciosa multifatorial, causada pela presença de bactérias na boca, que se alimentam de determinados açúcares que ingerimos diariamente. Para além disso, o aparecimento da cárie dentária pode também estar associada a outros fatores, tais como a quantidade de saliva, espécies bacterianas específicas, bem como comportamentos e atitudes do paciente.
No caso das bactérias, se estas se mantiverem por muito tempo sobre a superfície dos dentes, podem produzir ácidos que vão destruir os tecidos dentários e causar lesões de cárie. Essas lesões podem ter vários aspetos e podem aparecer em qualquer dente e também em diferentes zonas do dente: à frente, de lado ou até na raiz.
As lesões de cárie dentária podem apresentar
diferentes cores, extensão, ou profundidade; a rapidez com que estas progridem também pode variar bastante de pessoa para pessoa.
A cárie dentária infantil é igualmente preocupante e os pais devem verificar regularmente o estado dos dentes da criança, garantindo também que estas têm uma
alimentação adequada e uma
higiene oral irrepreensível. As visitas regulares ao odontopediatra são igualmente importantes para que eventuais cáries possam ser detetadas precocemente.
A cárie dentária pode surgir devido ao consumo de açúcares em excesso e com muita frequência, a
exposição
insuficiente ao flúor, e uma
higiene oral descuidada e insuficiente. Na ausência de uma higiene oral cuidada, torna-se mais difícil remover a placa bacteriana das superfícies dentárias.
Para além desses fatores, a
diminuição da produção de saliva, a existência de superfícies das raízes dentárias expostas e também algumas medicações ou doenças sistémicas
podem
aumentar o risco de vir a sofrer de cárie dentária.
Para se proteger contra a cárie dentária e impedir o seu aparecimento, deve ter uma alimentação cuidada, reduzindo significativamente o consumo de açúcares no dia a dia. Para além disso, deve também garantir que utiliza uma quantidade adequada de flúor, e que a sua higiene oral é suficiente para remover a placa bacteriana acumulada sobre os dentes.
Na MALO CLINIC, após a
avaliação inicial da sua saúde oral e do seu risco de cárie dentária, os nossos profissionais de medicina dentária irão recomendar qual será a
intervenção terapêutica adequada.
Para o
tratamento das lesões de cárie dentária pode ser necessária a
restauração de um dente,
executada pelo médico dentista. É igualmente importante haver um compromisso por parte do paciente na alteração dos hábitos de higiene oral e alimentação, para que a sua condição de saúde oral seja restabelecida.
Se tem dúvidas e gostaria de ser avaliado por um médico dentista, marque já a sua consulta na MALO CLINIC.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920