Blog Layout

Blog

Home › Blog

Como prevenir e tratar o tártaro

por MALO CLINIC, segunda-feira, 10 de janeiro de 2022 17:16

O antes e depois da eliminação do tártaro nos dentes.

O tártaro, também conhecido por cálculo dentário, consiste no endurecimento da placa bacteriana na superfície dentária, mas também sobre aparelhos, próteses e implantes, podendo também afetar as gengivas e os tecidos gengivais.

Este processo acontece de uma forma progressiva e, para além de causar mau hálito pode também levar à perda de dentes e implantes.

Como se identifica o tártaro?


O tártaro pode ser identificado acima do nível da gengiva, onde normalmente apresenta uma coloração amarela ou acastanhada, no interior da gengiva, onde apresenta cor negra. Outro sinal de tártaro pode ser o sangramento gengival.

A importância de prevenir e tratar o tártaro.

Como posso prevenir o aparecimento do tártaro?

Tal como no caso das cáries e outros problemas dentários, a melhor forma de prevenir o tártaro é fazer uma escovagem adequada durante aproximadamente 2 minutos e cerca de 2 a 3 vezes ao dia. Recomendamos também que utilize diariamente outros meios de remoção da placa bacteriana, tais como o fio dentário.

Existem vários produtos para bochechar que têm inibidores químicos da placa bacteriana atrasando o seu endurecimento e ajudando à sua remoção.

O aparecimento do tártaro depende também de outros fatores, tais como a idade, dieta, toma de medicação, acesso a cuidados de saúde oral e também o tempo decorrido desde a última destartarização realizada em consultório.

Visitar regularmente um profissional de saúde oral é assim fundamental para prevenir esta condição, pois estes vão aconselhar-lhe qual será o melhor tratamento, que cuidados deve ter diariamente - e partilhar consigo técnicas de higiene oral que promovam a prevenção e redução do tártaro.

Como se trata o tártaro?


Para eliminar o tártaro nos dentes deve fazer-se uma destartarização, que deve ser realizada por um profissional de saúde oral - médico dentista ou higienista oral. Este tratamento é realizado com recurso a ultrassons e instrumentos manuais.

É desaconselhado recorrer a soluções caseiras que podem vir a provocar danos irreversíveis nos dentes, tais como o sumo de limão, vinagre de sidra, sal marinho, bicarbonato de sódio e carvão vegetal. Para além da sua capacidade abrasiva estas soluções podem também causar desequilíbrios no pH da cavidade oral e hipersensibilidade dentária.

Tratamento para eliminar o tártaro nos dentes.

A forma mais eficaz de eliminar o tártaro continua a ser recorrer a um profissional de saúde oral, que vai aconselhar o tipo de tratamento adequado à remoção desta placa bacteriana.

Na MALO CLINIC dispomos de uma experiente equipa de higienistas orais, integralmente aptos na identificação, eliminação e prevenção da formação do tártaro. As nossas consultas de Higiene Oral têm a duração de 1 hora e incluem exames da dentição e periodonto, destartarização, polimento com jato de bicarbonato de sódio e aplicação tópica de flúor, bem como radiografias intraorais e despiste de cancro oral.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: