por MALO CLINIC, segunda-feira, 10 de janeiro de 2022 17:16
O
tártaro, também conhecido por cálculo dentário, consiste no endurecimento da placa bacteriana na superfície dentária, mas também sobre aparelhos, próteses e implantes, podendo também afetar as gengivas e os tecidos gengivais.
Este processo acontece de uma forma progressiva e, para além de causar mau hálito pode também levar à perda de dentes e implantes.
O tártaro pode ser identificado acima do nível da gengiva, onde normalmente apresenta uma coloração amarela ou acastanhada, no interior da gengiva, onde apresenta cor negra. Outro sina pode ser o sangramento gengival.
Tal como no caso das cáries e outros problemas dentários, a melhor forma de prevenir o tártaro é fazer uma escovagem adequada durante aproximadamente 2 minutos e cerca de 2 a 3 vezes ao dia. Recomendamos também que utilize diariamente outros meios de remoção da placa bacteriana, tais como o fio dentário.
Existem vários produtos para bochechar que têm inibidores químicos da placa bacteriana atrasando o seu endurecimento e ajudando à sua remoção.
O aparecimento do tártaro depende também de outros fatores, tais como a idade, dieta, toma de medicação, acesso a cuidados de saúde oral e também o tempo decorrido desde a última destartarização realizada em consultório.
Visitar regularmente um profissional de saúde oral é assim fundamental para prevenir esta condição, pois estes vão aconselhar-lhe qual será o melhor tratamento, que cuidados deve ter diariamente - e partilhar consigo técnicas de higiene oral que promovam a sua prevenção e redução.
Para eliminar o tártaro nos dentes deve fazer-se uma destartarização, que deve ser realizada por um profissional de saúde oral - médico dentista ou higienista oral. Este tratamento é realizado com recurso a ultrassons e instrumentos manuais.
É desaconselhado recorrer a soluções caseiras que podem vir a provocar danos irreversíveis nos dentes, tais como o sumo de limão, vinagre de sidra, sal marinho, bicarbonato de sódio e carvão vegetal. Para além da sua capacidade abrasiva estas soluções podem também causar desequilíbrios no pH da cavidade oral e hipersensibilidade dentária.
A forma mais eficaz de eliminar o tártaro continua a ser recorrer a um profissional de saúde oral, que vai aconselhar o tipo de tratamento adequado à remoção desta placa bacteriana.
Na MALO CLINIC dispomos de uma experiente equipa de higienistas orais, integralmente aptos na identificação, eliminação e prevenção da formação do tártaro. As nossas consultas de
Higiene Oral têm a duração de 1 hora e incluem exames da dentição e periodonto, destartarização, polimento com jato de bicarbonato de sódio e aplicação tópica de flúor, bem como radiografias intraorais e despiste de cancro oral.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920