Crianças com medo do dentista | O que é e tudo o precisa de saber


De certeza que já ouviu falar de crianças com medo de ir ao dentista, e este problema cria uma barreira à procura de tratamento dentário. Uma experiência desagradável na infância pode refletir-se na idade adulta, pelo que é importante tomar medidas bem cedo e garantir que as crianças tenham uma experiência positiva sempre que vão ao médico dentista.

Tendo em conta a grande percentagem da sociedade que tem medo de ir ao dentista, é muito importante que se tomem medidas para garantir que a experiência de cada pessoa, criança ou adulto, é positiva.

Contrariar o medo e a ansiedade de ir ao dentista é uma prioridade na área de medicina dentária, sendo importante proporcionar um tratamento de qualidade num ambiente tranquilo e confortável.

Gostaria de saber como pode garantir que as crianças tenham uma boa experiência no dentista? Continue a ler e descubra as nossas sugestões para uma ida ao dentista sem choros, medo e “birras”.

Comunicação e reforço positivo


Criar uma boa relação entre a criança e o médico dentista é fundamental, e isto promove-se através de boa comunicação por parte do profissional de medicina dentária e a criança que vai atender.

Crianças com medo do dentista


Um Odontopediatra tem experiência e formação específica para lidar com situações de ansiedade e medo das crianças, e tem o poder de transformar a consulta numa experiência agradável e positiva. Utilizar uma linguagem apropriada e adequada à idade da criança, reforços positivos e uma explicação clara do que vai ser feito, pode ajudar a que a criança se sinta calma e segura.

Sedação consciente


No caso de todas as técnicas de comunicação e reforço positivo não funcionarem, o Odontopediatra pode recorrer à técnica de sedação consciente para reduzir de uma forma eficaz a ansiedade.

A sedação consciente consiste na inalação de protóxido de azoto e oxigénio. Esta é uma técnica não invasiva e segura para a criança, que permanecerá consciente durante toda a consulta, sendo administrada de uma forma confortável através de uma máscara nasal.

Crianças com medo do dentista


A sedação consciente é um importante aliado do Odontopediatra e da criança e é a técnica de sedação utilizada na MALO CLINIC há mais de 20 anos. Esta opção permite que se realizem tratamentos com qualidade e segurança, promovendo ao mesmo tempo a criação de uma memória positiva para a criança.

Como evitar que a criança tenha medo de ir ao dentista?


Como referido anteriormente é necessário que a criança tenha uma experiência positiva desde a primeira consulta no dentista. Também é importante que os pais e adultos contribuam para a diminuição da ansiedade da criança através de conversas que afastem o medo e promovam o entusiasmo pela ida ao dentista.

Na MALO CLINIC vai encontrar profissionais de medicina dentária com prática exclusiva em Odontopediatria, preparados para proporcionar uma experiência calma e segura a qualquer criança. Marque já a sua primeira consulta com um dos nossos Odontopediatras, cuja missão é sempre deixar as crianças sorridentes e entusiasmadas com a próxima visita ao dentista.

CLIQUE AQUI
para marcar a sua consulta na MALO CLINIC.