Blog Layout

Blog

Home › Blog

Crianças com medo do dentista

por MALO CLINIC, quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 11:31

Crianças com medo do dentista | O que é e tudo o precisa de saber

De certeza que já ouviu falar de crianças com medo de ir ao dentista, e este problema cria uma barreira à procura de tratamento dentário. Uma experiência desagradável na infância pode refletir-se na idade adulta, pelo que é importante tomar medidas bem cedo e garantir que as crianças tenham uma experiência positiva sempre que vão ao médico dentista.

Tendo em conta a grande percentagem da sociedade que tem medo de ir ao dentista, é muito importante que se tomem medidas para garantir que a experiência de cada pessoa, criança ou adulto, é positiva.

Contrariar o medo e a ansiedade de ir ao dentista é uma prioridade na área de medicina dentária, sendo importante proporcionar um tratamento de qualidade num ambiente tranquilo e confortável.

Gostaria de saber como pode garantir que as crianças tenham uma boa experiência no dentista? Continue a ler e descubra as nossas sugestões para uma ida ao dentista sem choros, medo e “birras”.

Comunicação e reforço positivo


Criar uma boa relação entre a criança e o médico dentista é fundamental, e isto promove-se através de boa comunicação por parte do profissional de medicina dentária e a criança que vai atender.

Crianças com medo do dentista

Um Odontopediatra tem experiência e formação específica para lidar com situações de ansiedade e medo das crianças, e tem o poder de transformar a consulta numa experiência agradável e positiva. Utilizar uma linguagem apropriada e adequada à idade da criança, reforços positivos e uma explicação clara do que vai ser feito, pode ajudar a que a criança se sinta calma e segura.

Sedação consciente

No caso de todas as técnicas de comunicação e reforço positivo não funcionarem, o Odontopediatra pode recorrer à técnica de sedação consciente para reduzir de uma forma eficaz a ansiedade.

A sedação consciente consiste na inalação de protóxido de azoto e oxigénio. Esta é uma técnica não invasiva e segura para a criança, que permanecerá consciente durante toda a consulta, sendo administrada de uma forma confortável através de uma máscara nasal.

Crianças com medo do dentista

A sedação consciente é um importante aliado do Odontopediatra e da criança e é a técnica de sedação utilizada na MALO CLINIC há mais de 20 anos. Esta opção permite que se realizem tratamentos com qualidade e segurança, promovendo ao mesmo tempo a criação de uma memória positiva para a criança.


Como evitar que a criança tenha medo de ir ao dentista?


Como referido anteriormente é necessário que a criança tenha uma experiência positiva desde a primeira consulta no dentista. Também é importante que os pais e adultos contribuam para a diminuição da ansiedade da criança através de conversas que afastem o medo e promovam o entusiasmo pela ida ao dentista.

Na MALO CLINIC vai encontrar profissionais de medicina dentária com prática exclusiva em Odontopediatria, preparados para proporcionar uma experiência calma e segura a qualquer criança. Marque já a sua primeira consulta com um dos nossos Odontopediatras, cuja missão é sempre deixar as crianças sorridentes e entusiasmadas com a próxima visita ao dentista.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: