O que são as aftas? Como prevenir e tratá-las


Apesar das aftas serem um problema comum e que quase toda a gente já experienciou, ainda é um tema pouco explorado. As aftas são úlceras na boca que variam em tamanho e número, provocando uma espécie de irritação no interior da cavidade oral, afetando normalmente as bochechas, podendo também manifestar-se nos lábios, língua, gengiva, céu da boca ou na garganta, causando dor e mau estar.

Mesmo que se tratem de lesões superficiais normalmente fáceis de tratar, as aftas podem provocar muito desconforto, podendo causar até dificuldades em falar ou engolir. No entanto, em contraste com as lesões causadas pela herpes, as aftas não são contagiosas.

O que causa as aftas?


Na verdade pode ser difícil determinar o que causou o aparecimento das aftas nos lábios, garganta ou boca. A origem das aftas é muitas vezes multifatorial: podem surgir devido a traumas como uma mordida acidental ou após uma escovagem mais agressiva, mas também podem ocorrer devido a alterações hormonais, fatores genéticos ou doenças imunitárias (especialmente quando envolvem o sistema gastrointestinal).

A ingestão de determinados alimentos tais como chocolate, frutos secos, picante, alimentos ácidos podem também promover o aparecimento de aftas na cavidade oral, tal como a falta de nutrientes como a vitamina B, a vitamina C, o ácido fólico e o ferro.

Como tratar as aftas recorrentes?


Normalmente as aftas desaparecem 8 a 10 dias depois de terem surgido, sem que se faça qualquer tratamento. No entanto, quando causam muita dor ou desconforto pode ser recomendada a utilização de produtos para aliviar e acelerar o seu desaparecimento, tais como soluções antisséticas e antibacterianas, ou analgésicos e anti-inflamatórios de aplicação local.

Também se recomenda evitar a ingestão de alimentos ácidos, picantes ou muito condimentados, que podem agravar os sintomas.

O que são as aftas? Como prevenir e tratá-las


Apesar de se tratar de um problema muito comum e de fácil tratamento, deve prestar atenção à gravidade e frequência com que sofre deste problema.

Na MALO CLINIC temos à sua disposição uma equipa de profissionais experientes em higiene oral e medicina dentária que poderão dar-lhe o aconselhamento ideal caso as aftas se tenham tornado num problema persistente.

CLIQUE AQUI
para marcar a sua consulta na MALO CLINIC.