Blog Layout

Blog

Home › Blog

O que são as aftas? Como prevenir e tratá-las

por MALO CLINIC, quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022 09:17

O que são as aftas? Como prevenir e tratá-las

Apesar das aftas serem um problema comum e que quase toda a gente já experienciou, ainda é um tema pouco explorado. As aftas são úlceras na boca que variam em tamanho e número, provocando uma espécie de irritação no interior da cavidade oral, afetando normalmente as bochechas, podendo também manifestar-se nos lábios, língua, gengiva, céu da boca ou na garganta, causando dor e mau estar.

Mesmo que se tratem de lesões superficiais normalmente fáceis de tratar, as aftas podem provocar muito desconforto, podendo causar até dificuldades em falar ou engolir. No entanto, em contraste com as lesões causadas pela herpes, as aftas não são contagiosas.

O que causa as aftas?


a verdade pode ser difícil determinar o que causou o aparecimento das aftas nos lábios, garganta ou boca. A origem das aftas é muitas vezes multifatorial: podem surgir devido a traumas como uma mordida acidental ou após uma escovagem mais agressiva, mas também podem ocorrer devido a alterações hormonais, fatores genéticos ou doenças imunitárias (especialmente quando envolvem o sistema gastrointestinal).

A ingestão de determinados alimentos tais como chocolate, frutos secos, picante, alimentos ácidos podem também promover o aparecimento de aftas na cavidade oral, tal como a falta de nutrientes como a vitamina B, a vitamina C, o ácido fólico e o ferro.


Como tratar as aftas recorrentes?


Normalmente as aftas desaparecem 8 a 10 dias depois de terem surgido, sem que se faça qualquer tratamento. No entanto, quando causam muita dor ou desconforto pode ser recomendada a utilização de produtos para aliviar e acelerar o seu desaparecimento, tais como soluções antisséticas e antibacterianas, ou analgésicos e anti-inflamatórios de aplicação local.

Também se recomenda evitar a ingestão de alimentos ácidos, picantes ou muito condimentados, que podem agravar os sintomas.

O que são as aftas? Como prevenir e tratá-las

Apesar de se tratar de um problema muito comum e de fácil tratamento, deve prestar atenção à gravidade e frequência com que sofre deste problema.

Na MALO CLINIC temos à sua disposição uma equipa de profissionais experientes em higiene oral e medicina dentária que poderão dar-lhe o aconselhamento ideal caso as aftas se tenham tornado num problema persistente.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: