Blog Layout

Blog

Home › Blog

Saúde oral: a importância da prevenção

por MALO CLINIC, terça-feira, 2 de novembro de 2021 17:00

Saúde oral: a importância da prevenção

A saúde oral não depende apenas de visitar o dentista quando surge algum problema, como todos sabemos. É algo que acontece quando temos hábitos saudáveis no dia-a-dia: uma higiene oral cuidada, alimentação variada e equilibrada, evitando comer doces entre refeições, entre outros.

Assim, a prevenção oral é o primeiro passo para manter uma boa saúde oral.

 Porque é que a prevenção é tão importante?


A periodontite e a cárie dentária, entre outras, são doenças que afetam os dentes e os tecidos que os suportam - como o maxilar e as gengivas. Quando detetadas precocemente são solucionadas mais facilmente e por isso deve investir-se sempre na prevenção, que inclui a alimentação saudável e os bons hábitos de higiene oral.


Como funciona a prevenção oral?



Para além da importância de ter uma alimentação saudável, deve também cuidar dos seus dentes diariamente fazendo uma escovagem adequada pelo menos duas vezes ao dia, utilizando o fio dentário ou escovilhão uma vez por dia, preferencialmente à noite.

Estes cuidados vão garantir que terá uma boa saúde oral, prevenindo gastos desnecessários com o tratamento de cáries e outros problemas associados ao descuido com a higiene oral. Deste modo, está a contribuir para a prevenção de cáries dentárias no seu dia a dia.


O que fazer para manter a prevenção oral?

A prevenção é mantida ao fazer visitas regulares ao Dentista ou Higienista Oral. Visitas regulares a cada 6 meses, mesmo que não tenha dor, podem contribuir para detetar algum problema numa fase ainda inicial. Uma consulta de higiene oral, ajuda a que mantenha os dentes mais limpos, bem como no diagnóstico precoce de determinadas patologias, onde se inclui o cancro oral. Estas consultas vão ajudar na prevenção odontológica e manter a sua boca saudável, contribuindo para uma melhor qualidade de vida

Como vê, a prevenção é definitivamente a melhor solução para manter os seus dentes saudáveis e evitar intervenções mais dispendiosas e complexas. Aposte na prevenção primeiro - e marque já a sua consulta de higiene oral.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: