Implantes Dentários: tudo o que precisa de saber
by MALO CLINIC, sexta-feira, 15 de Setembro de 2023, 18:30
Para que servem os implantes dentários?
Os implantes dentários são um componente cirúrgico que substitui a raíz dos dentes e que podem ser colocados no osso do maxilar superior ou inferior, com o objetivo de preencher a falta de um ou mais dentes. Os implantes são colocados para suportar as próteses dentárias, que atuam e aparentam ser dentes naturais. Os implantes dentários tornam-se, assim, uma âncora para que a prótese tenha a força suficiente para exercer todas as suas funções – mastigatória, fonética e estética – de forma segura e com uma elevada taxa de sucesso, substituindo na totalidade os dentes perdidos.
Os implantes dentários surgem, portanto, como uma solução para a perda de dentes, que pode ser originada pela
cárie dentária,
doenças gengivais
e traumatismos nos dentes, entre outras causas menos frequentes. Substituir os dentes em falta é extremamente importante uma vez que, quando há a perda de um dente, os dentes à volta tendem a deslocar-se para o espaço livre deixado, provocando desequilíbrios nas arcadas dentárias que podem originar problemas graves na articulação dos maxilares e ainda a perda de mais dentes.
Como funciona a implantologia oral?
A
implantologia dentária é uma área em constante evolução, que tem vindo a desenvolver uma grande variedade de soluções para substituir os dentes em falta, com tratamentos adaptados a cada paciente. Este é um processo que se pode dividir, essencialmente, em três momentos:
- Cirurgia: Consiste na colocação do ou dos implantes, que funcionam como uma espécie de parafuso construído em titânio e que são inseridos no osso do maxilar onde a raiz do dente estava implantada.
- Inserção do pilar: posteriormente, insere-se o pilar, que faz a ligação entre o implante e a prótese fixa, que é colocada para substituir o/os dentes em falta.
- Colocação da prótese: finalmente, a prótese construída é colocada, correspondendo à tonalidade e contorno dos dentes naturais.
Antes de colocar os implantes dentários é necessário realizar um estudo radiográfico para que os implantes dentários sejam introduzidos em locais onde exista osso suficiente e saudável.
Todo este procedimento cirúrgico de implantologia é uma solução que tem vindo a melhorar consideravelmente a qualidade da reabilitação nos casos da falta de dentes, podendo durar uma vida inteira.
Tipos de implantes dentários recomendados
A solução de implantologia deve ser adequada a cada paciente e tendo em conta o número de dentes a substituir. Cada caso é um caso e, por isso, o tipo de tratamento deve ser sempre aconselhado pelo médico especialista. Mas quais as melhores soluções de implantologia para cada caso?
- Caso haja apenas um dente em falta, geralmente é recomendado um
implante dentário unitário, quer o dente seja visível ou não. O implante dentário unitário funciona como suporte para a colocação de uma coroa que substituirá o dente natural, tanto em termos funcionais como estéticos. A coroa é executada de modo a corresponder à tonalidade e contorno dos dentes naturais, para que não se consiga distinguir dos restantes dentes.
- Se o paciente tiver, por outro lado, vários dentes em falta, a solução ideal para os substituir passa por uma
ponte suportada por implantes dentários. Este tipo de solução permite colocar vários dentes ao mesmo tempo, utilizando como pilares de suporte os implantes dentários. Além de permitir a reabilitação total dos dentes perdidos, esta solução previne ainda a perda óssea.
- Nos casos em que se verifica a falta total de dentição, o tratamento mais recomendado é o
All-on-4®, que consiste na
colocação de apenas 4 implantes dentários de titânio em cada maxilar que irão suportar todos os dentes. Este é um procedimento rápido e minimamente invasivo, que permite a reabilitação de desdentados totais em apenas um dia. Além dos efeitos estéticos, o All-on-4® estabiliza a perda óssea, contribuindo para a preservação da saúde oral.
Cirurgia e pós-operatório da colocação dos implantes dentários
O procedimento cirúrgico da colocação de implantes dentários é bastante simples e rápido, durando cerca de 15 minutos, nos casos da inserção unitária, e de uma a duas horas para protocolos
All-on-4®. Este é um processo indolor, uma vez que o paciente é sempre anestesiado, e a recuperação é rápida e sem complicações.
- Nos dias após a intervenção, é aconselhada a aplicação de gelo no local da intervenção e o paciente deve seguir a medicação prescrita pelo médico.
- Uma semana depois, deverá regressar à clínica para a remoção dos pontos cirúrgicos.
- 4 meses depois o paciente inicia o processo de produção do novo dente artificial (definitivo). São feitos moldes da dentição para analisar a estética e forma do dente, processo que pode demorar cerca de 5 dias a uma semana.
- Após este período, a prótese fixa é colocada e o paciente terá o dente em falta substituído.
Em tratamentos All-on-4®, a colocação da prótese é feita no mesmo dia da cirurgia dos implantes, permitindo que o paciente saia da clínica no próprio dia já com a nova dentição fixa e completa, podendo mastigar, sorrir e falar sem restrições. São fornecidas ao paciente algumas indicações para que possa realizar o Protocolo de Higiene Oral necessário a uma manutenção eficaz, bem como a informação relativa ao calendário de consultas de controlo subsequentes.
Além de todos estes cuidados, após a colocação dos implantes é necessário garantir que se mantêm todos os hábitos de higiene oral, como escovar os dentes, no mínimo, duas vezes ao dia, bem como as
consultas de rotina com o médico dentista ou higienista oral.
Vantagens dos implantes dentários
A implantologia tem várias vantagens no que respeita à substituição de dentes em falta, uma vez que se trata de uma solução bastante duradoura e benéfica tanto para a saúde oral como em níveis estéticos. Deixamos algumas vantagens dos implantes dentários:
- O implante é fixado no osso, o que permite encaixar no local exato no dente antigo sem precisar de adesivos;
- É uma solução que se enquadra nas características do rosto e da restante dentição, o que permite restaurar totalmente a sua função e aparência;
- Não só não danificam os dentes adjacentes como ajudam a prevenir a perda óssea;
- Permitem melhorar a aparência, confiança, capacidade para comer e falar com naturalidade, potenciando a qualidade de vida do paciente.
MARCAR CONSULTA