Blog Layout

Blog

Home › Blog

Higiene Oral Diária

by MALO CLINIC, quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 18:02


higiene oral

Cuidados orais diários e prevenção

Há perguntas, sobre a higiene oral diária, cujas respostas deviam estar sempre na ponta da língua. Quantas vezes devemos escovar os dentes por dia? Qual a maneira correta de o fazer? Quando devemos utilizar o fio dentário? Para que não restem dúvidas, explicamos tudo sobre quais os cuidados orais diários a ter para evitar complicações e garantir que o sorriso se mantém sempre saudável. Desenvolver bons hábitos de higiene oral é a melhor maneira de prevenir doenças orais.

Qual a importância de uma rotina diária de higiene oral?

É muito comum associar a falta de higiene oral apenas a problemas dentários ou de gengivas, que podem causar alguma dor ou desconforto. Mas e se lhe disséssemos que a saúde oral – ou a falta dela – pode mesmo ter uma influência no bem-estar geral, podendo estar associada a doenças e complicações nos pulmões, coração ou cabeça ou mesmo diabetes? Na verdade, os sintomas de uma saúde oral comprometida podem ser sentidos de várias maneiras – indo além da boca –, chegando mesmo a impactar a qualidade de vida. Por isso, a melhor maneira de evitar qualquer problema é cuidar da saúde oral, para garantir a manutenção da saúde em geral.



A escovagem dos dentes é um dos cuidados da higiene oral diária.

Mas quais os cuidados que devem fazer parte da rotina de higiene oral?

1. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia


A escovagem diária da dentição e da língua é um processo fundamental para remover a placa bacteriana que se acumula naturalmente na superfície dos dentes e manter a higiene oral. Através da escovagem, as bactérias são removidas, impedindo que surjam complicações como cáries dentárias ou inflamações nas gengivas. Mas para garantir que a escovagem cumpre a sua função e protege efetivamente a cavidade oral, é essencial aprender a fazê-lo da maneira correta. Eis alguns passos que devemos ter sempre em conta ao escovar os dentes: 

  • A escovagem deve ser feita pelo menos duas vezes por dia, a primeira de manhã e a segunda antes de ir dormir;
  • Cada escovagem deve durar cerca de 2/3 minutos. Os movimentos devem ser circulares, de uma ponta do maxilar à outra, escovando dois dentes de cada vez até cobrir a totalidade da superfície de todos os dentes. É também essencial não esquecer de escovar a língua, desde a sua base até à ponta, removendo as bactérias e refrescando o hálito;
  • Durante as duas horas que se seguem às escovagens, não devem ser ingeridos alimentos, de modo a não comprometer os seus efeitos;
  • Ao contrário do que muitos acreditam, não devemos escovar os dentes logo após as refeições. Idealmente, a escovagem deve acontecer apenas 30 minutos após cada refeição, uma vez que esse é o tempo necessário para a saliva equilibrar o pH, reduzindo os riscos de erosão dentária;
  • É essencial usar uma escova de cerdas suaves substituindo-a de três em três meses. Uma dica é trocar a escova no início de cada estação do ano. 


No que respeita à pasta de dentes, esta deve ter flúor, uma vez que fortalece o esmalte dentário e ajuda a prevenir as cáries dentárias. Contudo, é essencial ter atenção à quantidade de pasta utilizada em cada escovagem, não devendo ultrapassar a dimensão de um grão de ervilha. Ainda assim, o tipo de pasta a utilizar deve ser determinado pelo médico dentista ou higienista oral, que poderá avaliar, de acordo com a dentição de cada paciente, qual a pasta dentífrica mais adequada.


2. Utilizar o fio dentário


Muitas vezes não incluído na rotina, o fio dentário deve também fazer parte da higiene oral diária. Este utensílio tem como objetivo remover a placa bacteriana e os restos de alimentos que ficam acumulados entre os dentes, prevenindo doenças nas gengivas, cáries e o mau hálito. A sua utilização deve ser, por isso, um complemento à escovagem, e incluída na higiene oral diária. Mas como se usa o fio dentário?

Antes de iniciar a escovagem, devem ser retirados da embalagem cerca de 40 centímetros de fio, que devem ser enrolados nos dedos médios das mãos: num, a maior parte do fio e noutro uma pequena parte da extremidade oposta, usando uma nova porção de fio em cada espaço interdentário. Só depois devem ser escovados os dentes. Se tiver dúvidas peça aconselhamento ao seu profissional de saúde oral. 


3. Manter uma alimentação saudável 


Promover a saúde oral passa igualmente por manter uma alimentação variada e equilibrada. Além do impacto na saúde em geral, os alimentos e bebidas que ingerimos têm um impacto na saúde e higiene oral. Na verdade, alimentos e bebidas com altos níveis de açúcar são verdadeiros inimigos da saúde oral, uma vez que promovem a erosão do esmalte e abrem portas para certas complicações, tais como cáries dentárias. Por isso, alimentos como chocolates ou gomas e certas bebidas açucaradas como os refrigerantes devem ser consumidos com moderação – e idealmente durante ou logo a seguir às refeições –, de modo a evitar problemas orais. Em vez destes, devem ser privilegiados alguns alimentos e bebidas que ajudam a fortalecer a higiene oral, tais como:


  • Água;
  • Leite (desde que sem açúcar ou chocolate);
  • Alimentos ricos em fibras (como cereais e frutas);
  • Alimentos ricos em vitamina D (como certos peixes e iogurtes).


4. Manter as consultas de rotina com o médico dentista ou higienista oral


Ainda que sejam assegurados todos os cuidados diários com a saúde oral, é indispensável fazer visitas regulares ao médico dentista ou higienista oral, de modo a ir acompanhado o estado da cavidade oral, agindo sempre que necessário. Estas consultas devem ser realizadas pelo menos de 6 em 6 meses, sendo sempre importante ir acompanhando possíveis sinais de desconforto ou dor associados à saúde oral. Durante as visitas, devem ser ainda esclarecidas todas as possíveis dúvidas com o médico dentista/higienista oral, de modo a garantir que a saúde oral está sempre em primeiro lugar. A melhor maneira de prevenir passa sempre por acompanhar!


Marcar Consulta
Share by: