Blog Layout

Blog

Home › Blog

Halitose: o que é e como tratar

por MALO CLINIC, segunda-feira, 11 de abril de 2022 14:49

Halitose: o que é e como tratar!

A halitose consiste num problema de saúde que provoca um hálito desagradável com um odor intenso, e esta condição pode ter origem num problema de saúde oral ou até ser uma consequência de doenças no aparelho respiratório, no tubo digestivo ou outras condições de saúde.

Esta condição tem consequências graves para a auto-estima da pessoa afetada, influenciando a forma como se relaciona socialmente. Assim, é importante identificar as causas da halitose e consultar um médico dentista, que irá avaliar a situação e recomendar os passos a seguir para atenuar ou resolver este problema.

Tendo em conta as implicações sociais que este problema comporta, é urgente tratá-lo para acabar com o mau hálito e recuperar o bem-estar.

Causas da halitose


O hálito é influenciado pelo estado geral de saúde, condição física, doenças e patologias, ingestão de alimentos e medicamentos, e estilo de vida de cada pessoa.

Estima-se que cerca de 75% dos casos tenham origem em problemas de saúde oral, enquanto que os restantes 25% são provocados por doenças como infeções do sistema respiratório (ex.: bronquite ou pneumonia), infeções pulmonares, gastroenterites (halitose estomacal), problemas hepáticos ou renais, entre outras.

Como é feito o diagnóstico da halitose?

O diagnóstico da halitose pode ser feito por um médico dentista, recorrendo a testes que vão identificar agentes químicos e compostos sulfurosos presentes no hálito do paciente. É também importante perceber se o mau hálito é causado por problemas orais, ou por outras condições e patologias.


Como tratar e eliminar a halitose


er uma higiene oral cuidada é essencial para tratar o mau hálito e combater a halitose, e uma ida regular ao dentista ou higienista oral pode ajudar a identificar atempadamente este problema, possibilitando uma recuperação mais rápida e a perceção do que pode estar na origem desta condição.

Se a causa não é oral, é importante fazer um diagnóstico do problema que está a causar a halitose. O tratamento de outras condições que estejam na origem deste problema pode ajudar bastante a eliminar o mau hálito e recuperar a sua saúde e bem-estar.

Conte com os médicos dentistas das MALO CLINIC para dar o primeiro passo na resolução do mau hálito e voltar a sentir-se saudável.

Clique Aqui para marcar a sua consulta.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: