Blog Layout

Blog

Home › Blog

Gengivite e Periodontite

Conheça os tipos de tratamento e seus benefícios

por MALO CLINIC, quarta-feira, 23 de março de 2022 12:48

Um dos sintomas da gengivite e periodontite.

Duas das doenças mais comuns a nível da saúde dentária ocorrem nas gengivas, e são conhecidas por gengivite e periodontite. Mas em que consistem estas doenças, e como podem ser tratadas? E sabia que a periodontite é responsável por grande parte dos casos de perdas de dentes em adultos?

A gengivite e a periodontite são doenças que afetam os tecidos das gengivas, o osso e o ligamento periodontal. Estas doenças são o resultado de uma acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral e de uma higiene oral insuficiente.

Quais são os sinais da gengivite e periodontite?


O depósito de placa bacteriana e tártaro localizado entre a gengiva e os dentes pode provocar uma inflamação crónica, causando dor nas gengivas e também a destruição dos tecidos que suportam os dentes.

Um dos sinais de que esta inflamação (gengivite) está a desenvolver-se é o sangramento (hemorragia) das gengivas, e isto pode ocorrer devido a uma higiene oral deficiente, podendo afetar qualquer pessoa. No entanto, fatores como a gravidez, a puberdade, mau posicionamento dentário ou uso de próteses difíceis de higienizar podem também potenciar este tipo de inflamação.

Um dos sinais da gengivite e periodontite.

A periodontite causa uma perda de osso irreversível e faz com que os dentes comecem com mobilidade, acabando mesmo por cair, sem qualquer lesão de cárie na maioria das vezes. Fatores como o stress, o tabagismo, genética e doenças como a diabetes podem impulsionar o desenvolvimento da periodontite.

A periodontite é um problema dentário bastante sério e tem consequências graves - no entanto, quanto mais cedo for avaliado por um Periodontologista, maior a probabilidade de encontrar uma solução eficaz e estabilizar a perda de suporte.

Que tipos de tratamento existem para a gengivite e periodontite?

A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se foca na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas a doenças periodontais. O primeiro passo para o tratamento da gengivite e da periodontite é, claro, o diagnóstico. Se não for atempadamente diagnosticada, a gengivite evolui e pode até acabar por se tornar num problema mais complexo: a periodontite.

Relativamente à gengivite, um dos tratamentos consiste em remover toda a placa bacteriana bem como todo o tártaro acumulado. Outro ponto importante é a educação do paciente relativamente à escovagem focada na remoção da placa bacteriana interproximal, introduzindo-se na rotina de higiene oral o uso de fio dentário e de escovilhões.

No caso do tratamento da periodontite, não é possível repor o osso perdido - e o foco será em travar a progressão da doença, eliminar a infeção e recuperar a correta anatomia dos tecidos. A recuperação é possível única e exclusivamente se o paciente assumir o compromisso de cumprir o plano de manutenção, que inclui medidas específicas de higiene oral e consultas regulares com os Higienistas Orais da MALO CLINIC.

Na MALO CLINIC, as nossas equipas de Médicos Dentistas têm larga experiência em reabilitação oral, tratamentos de cáries, branqueamento, entre muitos outros tratamentos.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: