Gengivite e Periodontite: Conheça os tipos de tratamento e seus benefícios

Duas das doenças mais comuns a nível da saúde dentária ocorrem nas gengivas, e são conhecidas por gengivite e periodontite. Mas em que consistem estas doenças, e como podem ser tratadas? E sabia que a periodontite é responsável por grande parte dos casos de perdas de dentes em adultos?

A gengivite e a periodontite são doenças que afetam os tecidos das gengivas, o osso e o ligamento periodontal. Estas doenças são o resultado de uma acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral e de uma higiene oral insuficiente.

Quais são os sinais da gengivite e periodontite?


O depósito de placa bacteriana e tártaro localizado entre a gengiva e os dentes pode provocar uma inflamação crónica, causando dor nas gengivas e também a destruição dos tecidos que suportam os dentes.

Um dos sinais de que esta inflamação (gengivite) está a desenvolver-se é o sangramento  (hemorragia) das gengivas, e isto pode ocorrer devido a uma higiene oral deficiente, podendo afetar qualquer pessoa. No entanto, factores como a gravidez, a puberdade, mau posicionamento dentário ou uso de próteses difíceis de higienizar podem também potenciar este tipo de inflamação.


Gengivite e Periodontite: Conheça os tipos de tratamento e seus benefícios

A periodontite causa uma perda de osso irreversível e faz com que os dentes comecem com mobilidade, acabando mesmo por cair, sem qualquer lesão de cárie na maioria das vezes. Factores como o stress, o tabagismo, genética e doenças como a diabetes podem impulsionar o desenvolvimento da periodontite.

Este problema dentário é bastante sério e tem consequências graves - no entanto, quanto mais cedo for avaliado por um Periodontologista, maior a probabilidade de encontrar uma solução eficaz e estabilizar a perda de suporte.

Que tipos de tratamento existem para a gengivite e periodontite?


A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se foca na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas a doenças periodontais. O primeiro passo para o tratamento da gengivite e da periodontite é, claro, o diagnóstico. Se não for atempadamente diagnosticada, a gengivite evolui e pode até acabar por se tornar num problema mais complexo: a periodontite.

Relativamente à gengivite, um dos tratamentos consiste em remover toda a placa bacteriana bem como todo o tártaro acumulado. Outro ponto importante é a educação do paciente relativamente à escovagem focada na remoção da placa bacteriana interproximal, introduzindo-se na rotina de higiene oral o uso de fio dentário e de escovilhões.

No caso do tratamento da periodontite, não é possível repor o osso perdido - e o foco será em travar a progressão da doença, eliminar a infeção e recuperar a correta anatomia dos tecidos. A recuperação é possível única e exclusivamente se o paciente assumir o compromisso de cumprir o plano de manutenção, que inclui medidas específicas de higiene oral e consultas regulares com os Higienistas Orais da MALO CLINIC.

Na MALO CLINIC, as nossas equipas de Médicos Dentistas têm larga experiência em reabilitação oral, tratamentos de cáries, branqueamento, entre muitos outros tratamentos.

Clique Aqui
para marcar a sua consulta na MALO CLINIC.
Esperamos por si!