Cáries em bebés: como prevenir e tratar cáries em dentes de leite

A higiene oral em crianças e bebés é importante e deve ser um dos focos dos pais garantir que não se desenvolvam cáries, pois estas trazem consigo problemas acrescidos, para além de provocarem dores e mau estar na criança.

A melhor ferramenta na prevenção desta condição é a limpeza cuidada da cavidade oral e dos dentes dos bebés.

Sabia que também podem aparecer cáries nos dentes dos bebés? E como se pode tratá-las e preveni-las? Neste artigo vai descobrir tudo o que precisa de saber para resolver este problema e aprender algumas dicas para prevenir as cáries nos dentes de leite.

Como surgem as cáries em bebés?


As cáries podem desenvolver-se em dentes de bebés, principalmente se não fizer uma boa higienização destes pequenos dentes - e mesmo que sejam poucos, é importante ter este cuidado. O primeiro passo para garantir que os dentes do seu bebé estão saudáveis, é fazer uma higienização a seguir a dar mama ou depois de uma refeição.

A ingestão de muito açúcar também pode expor os bebés a desenvolver cáries, tal como em adultos. Um dos sinais de que a criança ou bebé tem uma cárie é o aparecimento de pequenas manchas nos dentes.

Como se pode prevenir as cáries em bebés?


As cáries podem desenvolver-se nos dentes de leite, e por isso mesmo é recomendado que a primeira consulta seja feita assim que estes começam a aparecer - o que normalmente ocorre por volta de um ano de idade.


Cáries em bebés: como prevenir e tratar cáries em dentes de leite

Como referimos anteriormente, uma das práticas essenciais é fazer a higienização dos dentes após a amamentação do bebé ou depois de cada refeição, não deixando assim quaisquer resíduos acumulados nestes dentes. Evitar alimentos com muito açúcar e farinha, também pode ajudar a prevenir o aparecimento de cáries em bebés.

É normal ter dúvidas em como proceder à higienização dos dentes do bebé, e por isso mesmo sugerimos marcar uma consulta com um médico odontopediatra, que ajudará a que saiba exatamente o que fazer para prevenir cáries e aconselhará o melhor tipo de tratamento das mesmas.

A preocupação com a higiene oral do bebé começa assim que aparecem os primeiros dentes. Na MALO CLINIC vai encontrar médicos odontopediatras experientes, prontos para ajudar a cuidar da saúde oral do seu bebé, acompanhando-o durante todas as fases de crescimento.

 Marque já aqui
a sua consulta na MALO CLINIC mais perto de si.