Blog Layout

Blog

Home › Blog

Dicas para a sua rotina de Higiene Oral

por MALO CLINIC, quarta-feira, 15 de junho de 2022 13:20

Dicas para a sua rotina de Higiene Oral

Todos sabemos que uma boa higiene oral é essencial para manter os dentes limpos, saudáveis e protegidos, certo?

É por isso mesmo que cada vez que vai ao dentista ou higienista oral, este vai sempre recomendar técnicas e rotinas de higiene oral que ajudam a prevenir problemas, sendo esta a sua maior arma contra cáries e outras doenças que afetam a saúde oral.

Continue a ler e descubra as melhores dicas para uma rotina de higiene oral ideal.

Forma correta de escovar os dentes


Talvez pense que não existe uma forma incorreta de escovar os dentes, e que o importante é escová-los. No entanto, escovar com demasiada força pode provocar lesões e alterações das gengivas, enquanto que uma escovagem demasiado rápida e superficial pode não garantir que todos os resíduos alimentares sejam corretamente removidos.

A importância de manter uma boa higiene oral

Para escovar corretamente os dentes, deve dedicar pelo menos 2 minutos a cada sessão, e usar o fio dentário ou o escovilhão pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na escovagem da noite. Este investimento de alguns minutos diários vai compensar a nível da saúde oral, e contribuirá bastante para a sua qualidade de vida, ao prevenir problemas orais mais graves.

Outras formas de cuidar da Higiene Oral

A nutrição adequada, por exemplo, é fundamental para manter a saúde oral e prevenir problemas dentários, sendo uma parte essencial da higiene oral. Evitar doces, ter uma alimentação variada e saudável, e lavar os dentes entre refeições, são cuidados que todos devemos ter para prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas de saúde oral.

As visitas regulares - de 6 em 6 meses - ao dentista, são também uma parte importante na prevenção. Com a mesma periodicidade deverá também realizar uma consulta de higiene oral para uma limpeza mais profunda e eficaz. Para além da destartarização, o higienista realizará outras medidas preventivas e fornecerá toda a informação para que mantenha uma boa higiene oral.


Dicas para uma boa higiene oral infantil


A saúde oral deve ser uma prioridade desde os primeiros anos de vida, e para garantir que as crianças têm uma boca saudável e dentes fortes, nada como ensiná-las desde pequenas a ter uma rotina de higiene oral completa e adequada..

Dicas para a sua rotina de Higiene Oral

Deve aconselhar-se com um médico dentista ou odontopediatria para ter a certeza que a pasta dentífrica utilizada é a correta, evitando usar pastas com níveis de flúor muito elevados, e também para perceber qual é a melhor escova e outros os cuidados a ter com dentes de leite.

As crianças aprendem com os bons exemplos que observam em casa, e tornar a escovagem dos dentes uma atividade de que gostem, é importante para que cresçam com gosto por cuidar dos seus dentes.

A importância de manter uma boa higiene oral


Uma boa higiene oral é essencial para a prevenção, e o primeiro passo para evitar o aparecimento de qualquer tipo de problema. A prevenção começa na própria pessoa, e o resultado de uma boa higiene oral é o aumento da probabilidade de viver mais anos com uma boa saúde oral, diminuindo o investimento e gastos em implantes ou outras intervenções dentárias.

Assim, não restam dúvidas - uma boa higiene oral é o seu melhor aliado na manutenção da saúde oral. Visitar o dentista e higienista oral a cada 6 meses, é um bom segundo passo, e na MALO CLINIC vai encontrar uma equipa de excelência, dedicada a ajudar que os seus dentes se mantenham saudáveis durante toda a sua vida.

Marque a sua consulta na MALO CLINIC.


Esperamos por si!

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: