Blog Layout

Blog

Home › Blog

O café mancha os dentes? Tudo o que precisa de saber

por MALO CLINIC, quinta-feira, 7 de julho de 2022 07:54

O café mancha os dentes? Tudo o que precisa de saber

O aparecimento de manchas nos dentes com a alteração da pigmentação pode ter diferentes causas, entre elas, pigmentação devido à ingestão de determinados alimentos ou bebidas. No quotidiano encontramos alimentos que nos ajudam a manter a saúde oral, mas também outros que poderão ser prejudiciais: essencialmente os que incluem ácidos e açúcares na sua composição.

Será o café um destes alimentos? Continue a ler e descubra o impacto do café na saúde oral.

Efeitos do café na Saúde Oral


As manchas nos dentes por vezes podem estar relacionadas com a ingestão continuada de determinados alimentos ou bebidas que ao longo do tempo provocam a alteração da coloração dentária pela acumulação de agentes pigmentantes. O esmalte é uma camada permeável, que tem o papel de proteger os dentes contra os agentes externos. A falta de bons hábitos de higiene oral, assim como o natural passar do tempo, podem contribuir para a degradação e alteração da coloração desta camada protetora.

O café mancha os dentes? Tudo o que precisa de saber

O café é uma das bebidas que tomada continuadamente contribui para a alteração de cor e pigmentação dentária.

O café deixa os dentes amarelos?

Sim. O café, por ser uma bebida com agentes pigmentantes (como os taninos) e com um pH ácido provoca uma desmineralização tornado o esmalte mais poroso, sendo por isso mais suscetível ao aparecimento de manchas nos dentes e resultando numa dentição com alteração da cor original e com uma tonalidade mais escurecida.

O café mancha os dentes? Tudo o que precisa de saber

Como evitar que os seus dentes fiquem com manchas?


Apesar de estar comprovado que o café pigmenta os dentes existem formas de evitar que tal aconteça. Após o consumo do café ou outros alimentos ou bebidas pigmentantes, é benéfico seguir alguns conselhos para evitar que os seus dentes com o passar do tempo venham a ficar com manchas:


  • Bochechar com água;
  • Escovar os dentes a seguir ao consumo destes alimentos ou bebidas;
  • Ingerir alimentos alcalinos como a maçã, que ajudam limpar e neutralizar o pH oral.


Marque aqui a sua próxima consulta na MALO CLINIC mais perto de si e aproveite para tirar todas as suas dúvidas em relação ao impacto do café na saúde oral e como evitar o aparecimento de manchas nos dentes.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: