Fluorose dentária: sintomas e tratamento


A fluorose dentária é uma condição que se evidencia aquando da erupção dentária, pelo aparecimento de manchas brancas no esmalte, e é desencadeada devido a um excesso de concentração de flúor nos dentes.

Este problema pode afetar bebés, crianças e até adultos, pois a fluorose dentária pode surgir tanto em dentes de leite como em dentes definitivos.

Quais são os sinais da fluorose dentária?


Um dos sinais principais é a presença de manchas nos dentes, e que podem variar de tamanho e tonalidade, dependendo da gravidade. Em casos menos graves de fluorose dentária, a cor das manchas nos dentes é normalmente branca, podendo observar-se apenas alguns traços ou pontos.

No entanto, em casos mais graves, essas manchas podem atingir tons mais escuros, comprometendo a estrutura e estética dentária.

O que causa a fluorose dentária?


A principal causa da fluorose dentária é a ingestão de uma concentração excessiva de flúor, durante a fase de formação dos dentes por deglutição do dentifrício ou pelo recurso a terapias preventivas combinadas, como a escovagem com dentífrico fluoretado aliada a comprimidos de flúor e/ou ao consumo de águas fluoretadas.


Fluorose dentária: sintomas e tratamento

A quantidade de flúor do dentífrico deve ser adequada à faixa etária da criança, por forma a prevenir este tipo de problemas.

Como posso tratar e evitar a fluorose dentária?


Como método preventivo, deve-se apostar no controlo da quantidade de pasta colocada na escova de dentes – para crianças dos 0-2 anos deve “sujar-se” a ponta escova de dentes com dentífrico; dos 3-5 anos, a quantidade de dentifrício deve corresponder a um bago de arroz; e a partir dos 6 anos, a quantidade de dentífrico deverá ser do tamanho de uma ervilha.

A fluorose dentária deve ser diagnosticada em consulta com um médico dentista ou higienista oral. Em casos em que a estética possa estar comprometida poderá recorrer-se ao tratamento com recurso a resinas infiltrativas ou à microabrasão - um método pouco invasivo e que permite tratar a superfície afetada do dente, camuflando e removendo as manchas, respetivamente.

Em casos mais extremos de fluorose dentária, poderá ser necessário recorrer à restauração ou que os dentes se encontram num estado de desgaste avançado é que poderá ser aconselhada a aplicação de facetas ou coroas dentárias. 

Se tem dúvidas em relação a como tratar e resolver as manchas nos dentes causadas pela fluorose dentária, não hesite em visitar as MALO CLINIC. As nossas equipas de médicos dentistas experientes estão preparadas para cuidar de si e ajudar a recuperar a sua saúde oral rapidamente.
 

Clique Aqui
para marcar a sua consulta na MALO CLINIC.