Blog Layout

Blog

Home › Blog

Fluorose dentária: sintomas e tratamento

por MALO CLINIC, quinta-feira, 2 de junho de 2022 10:13

Fluorose dentária: sintomas e tratamento

A fluorose dentária é uma condição que se evidencia aquando da erupção dentária, pelo aparecimento de manchas brancas no esmalte, e é desencadeada devido a um excesso de concentração de flúor nos dentes.

Este problema pode afetar bebés, crianças e até adultos, pois a fluorose dentária pode surgir tanto em dentes de leite como em dentes definitivos.

Quais são os sinais da fluorose dentária?


Um dos sinais principais é a presença de manchas nos dentes, e que podem variar de tamanho e tonalidade, dependendo da gravidade. Em casos menos graves de fluorose dentária, a cor das manchas nos dentes é normalmente branca, podendo observar-se apenas alguns traços ou pontos.

No entanto, em casos mais graves, essas manchas podem atingir tons mais escuros, comprometendo a estrutura e estética dentária.

O que causa a fluorose dentária?


A principal causa da fluorose dentária é a ingestão de uma concentração excessiva de flúor, durante a fase de formação dos dentes por deglutição do dentifrício ou pelo recurso a terapias preventivas combinadas, como a escovagem com dentífrico fluoretado aliada a comprimidos de flúor e/ou ao consumo de águas fluoretadas.

causas de fluorose dentária

A quantidade de flúor do dentífrico deve ser adequada à faixa etária da criança, por forma a prevenir problemas como a fluorose dentária.

Como posso tratar e evitar a fluorose dentária?



Como método preventivo da fluorose dentária, deve-se apostar no controlo da quantidade de pasta colocada na escova de dentes – para crianças dos 0-2 anos deve “sujar-se” a ponta escova de dentes com dentífrico; dos 3-5 anos, a quantidade de dentifrício deve corresponder a um bago de arroz; e a partir dos 6 anos, a quantidade de dentífrico deverá ser do tamanho de uma ervilha.

A fluorose dentária deve ser diagnosticada em consulta com um médico dentista ou higienista oral. Em casos em que a estética possa estar comprometida poderá recorrer-se ao tratamento com recurso a resinas infiltrativas ou à microabrasão - um método pouco invasivo e que permite tratar a superfície afetada do dente, camuflando e removendo as manchas, respetivamente.

Em casos mais extremos de fluorose dentária, poderá ser necessário recorrer à restauração ou que os dentes se encontram num estado de desgaste avançado é que poderá ser aconselhada a aplicação de facetas ou coroas dentárias. 

Se tem dúvidas em relação a como tratar e resolver as manchas nos dentes causadas pela fluorose dentária, não hesite em visitar as MALO CLINIC. As nossas equipas de médicos dentistas experientes estão preparadas para cuidar de si e ajudar a recuperar a sua saúde oral rapidamente.
 
Marque a sua consulta na
MALO CLINIC.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: