by MALO CLINIC, quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, 08:18
Quando ocorre a extração de um dente, o pós-operatório pode lançar algumas perguntas e preocupações por parte dos pacientes. No entanto, não é caso para grandes sobressaltos, basta haver um conjunto de cuidados a ter em conta para uma recuperação plena.
Leia com atenção, pois a falta de zelo no período pós-operatório, pode trazer problemas como inchaço, hemorragia e infeções. Mais vale prevenir do que remediar, não é verdade?
Após a cirurgia, é certo que o seu médico dentista vai indicar uma lista de cuidados e recomendações para seguir e poder recuperar da forma mais rápida e indolor possível. Contudo, nem sempre nos conseguimos lembrar de tudo, por isso, organizámos uma pequena lista para o acompanhar sempre que precisar.
Cumpra o protocolo de medicação recomendado pelo seu médico dentista;
Passados alguns dias após a extração do dente, é provável que tenha de realizar uma visita à clínica para uma avaliação do estado de cicatrização e/ou remoção dos pontos (se for o caso). Lembre-se que o processo de recuperação não depende só da intervenção, mas também depende de si.
Já deve ter ouvido dizer que depois da extração de um dente, tem direito a comer todo o gelado que quiser. No entanto, há que ter cuidado com a nossa alimentação, para além do consumo deste docinho. Está claro que o gelado é permitido, mas não deve abusar devido aos altos níveis de açúcar.
Em boa verdade, cada caso é um caso. O processo e o tempo de cicatrização pode variar consoante a complexidade do procedimento, se existem pontos para retirar e, por fim, a localização e o posicionamento do dente. No entanto, de modo geral, pode dizer-se que a extração está cicatrizada entre 7 a 10 dias ao nível de tecidos moles e a cicatrização completa ocorre a partir dos 2 meses.
Não fique preocupado se ainda existe um buraco no lugar do dente após algumas semanas, pois este fechará lentamente e o local será certamente preenchido. Caso tenha algumas dúvidas, pode sempre contactar o seu médico dentista.
As dores de dentes após uma extração são muito frequentes nas primeiras 24 horas, mas mais uma vez, podem variar de pessoa para pessoa. Habitualmente são receitados medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno ou o Paracetamol, que reduzem eficazmente a dor, mas que devem sempre ser tomados conforme as recomendações de cada médico dentista. Lembre-se que se seguir à risca a lista dos cuidados anteriormente mencionados, pode também prevenir dores indesejadas. Cuide de si!
Apesar de a abordagem em Medicina Dentária ser cada vez mais conservadora, ou seja, a prioridade é sempre manter o dente, nem sempre isso é possível e a realidade é que as extrações dentárias são um dos procedimentos comuns na prática clínica diária. É raro que existam complicações graves durante o processo de recuperação , desde que siga todos os cuidados. Contudo, caso sinta dores muito intensas, febre ou se a hemorragia persistir não hesite em consultar o seu médico.
Se no seu caso está indicado a extração de um dente, a MALO CLINIC conta com uma equipa com prática exclusiva em Cirurgia Oral, que irá acompanhá-lo do início ao fim, garantido sempre o seu conforto e segurança.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920