by MALO CLINIC, sexta-feira, 10 de Março de 2023, 08:18
De certeza que já sabe que para conseguirmos uma boa rotina de higiene oral, é necessário escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia (idealmente após as refeições) e usar fio dentário pelo menos uma vez por dia, mas alguma vez se perguntou se deve usá-lo antes ou depois da escovagem?
Quando se trata de conseguir a higiene oral mais eficaz é importante saber qual a ordem mais correta a executar na sua rotina de higiene oral diária.. Esta sequência deve ser a que remove mais placa, partículas e resíduos presentes na boca.
Usar o fio dentário após escovar os dentes, é o hábito mais comum para a maior parte das pessoas, visto que a escovagem é o procedimento de remoção de placa bacteriana culturalmente mais conhecido, mais cómodo e que limpa a grande parte das superfícies dos dentes. Aos dias de hoje, infelizmente, o fio dentário ainda é visto erradamente como um método acessório com menos importância e para uso pontual.
Usar o fio no final da higiene oral faz com que seja possível que placa bacteriana e resíduos alimentares removidos pelo fio fiquem depositados em outras superfícies dentárias sem serem totalmente removidos, ou seja, os tais resíduos podem permanecer na boca até à próxima escovagem.
Mas afinal, qual é a ordem mais correta? A resposta é muito simples: tudo depende de si e das suas preferências. Desde que se obtenha resultados satisfatórios o fundamental é fazer a limpeza interdentária e ter estes procedimentos bem enraizados na rotina do dia a dia. No entanto, muitos profissionais recomendam a utilização de fio em primeiro lugar com o objectivo de libertar os resíduos alimentares retidos entre os dentes e posteriormente removê-los com a escova, fazendo uma limpeza completa e potenciando a açao do flúor presente na pasta que mais facilmente consegue penetrar no espaço interdentário.
Usar fio dentário traz grandes benefícios no que diz respeito à boa manutenção da sua saúde oral:
Ao eleger o fio dentário, deve considerar a sua preferência , mas também o facto de usar ou não aparelho e até o formato dos seus dentes. Existem vários tipos de fio dentário, se tiver dúvidas sobre o mais adequado para si, aconselhe-se junto do seu médico dentista ou higienista oral:
Fio dentário (multifilamento): é o tipo de fio mais comum e facilmente encontrado em supermercados e farmácias. São formados por fios de nylon retorcidos entre si em formato de cilindro. Existe fio encerado (menor probabilidade de partir e pode tornar a passagem do fio numa experiência mais suave) e não encerados. Não é a melhor opção para quem tem muito espaço entre os dentes (diastema).
Fita dentária (monofilamento): apresenta um filamento único mais largo e plano, pode ser mais fácil de manusear e inserir no espaço interdentário sem desfiar, removendo resíduos alimentares com facilidade. Tal como o fio dentário não é a melhor opção para quem apresenta diastemas, nesses casos a utilização de escovilhão (outra ferramenta de limpeza interdentária) pode ser de maior utilidade.
Fio dentário com aplicador: é constituído por uma ferramenta de plástico que apresenta numa das extremidades uma porção limitada de fio. É um dispositivo útil quando há falta de destreza manual ou dificuldade em usar o fio nas zonas mais posteriores da boca, sendo também a melhor opção para iniciar a rotina de limpeza interdentária nas crianças. São ferramentas descartáveis.
Passa fio e Superfloss: o passa-fio não é propriamente um fio mais sim um aplicador de fio que ajuda na passagem do mesmo por ser mais rígido, funciona como uma agulha. O superfloss é um fio específico que apresenta uma parte rígida que ajuda na inserção e depois na sua continuidade, um fio muito esponjoso e suave que limpa zonas delicadas. Estes instrumentos são recomendados para quem tem aparelho dentário, implantes ou próteses dentárias fixas.
Para além da escolha do tipo de fio dentário perfeito para si, também é importante saber como utilizá-lo da forma mais correta. Eis os passos que deve seguir:
1º passo
Retire o fio dentário da caixa e enrole a ponta solta três vezes num dos seus dedos indicadores. Depois disso, é só medir 20 cm de fio e cortá-lo da base da caixa. A partir daí é só enrolar a nova ponta solta no dedo indicador da sua outra mão, até que o fio fique firme e meça, aproximadamente, 10 cm.
2º passo
Escolha a região por onde quer começar, mas é útil definir uma rotina para que não se confunda e não se esqueça de nenhum espaço interdentário garantindo a limpeza de todos os dentes.
3º passo
Comece a higienizar os dentes. Posicione o fio no espaço entre dentes e movimente-o com suavidade até chegar à gengiva e inserindo levemente no sulco gengival (espaço biologicamente livre que retem muitos resíduos). A seguir, faça o movimento contrário, arrastando-o na lateral do dente, da base ao topo. Repita o processo mais duas vezes antes de partir para o próximo espaço.
Não utilize a mesma parte do fio para todos os espaços, sempre que mudar, utilize uma parte que não foi usada - retire um novo, se necessário.
Tenha atenção à força que aplica a cada movimento, este processo deve ser feito sem pressa e de forma suave. Não queremos lesões e cortes nas gengivas que podem correr o risco de inflamar ou infetar.
Lembre-se, faça uma visita de rotina ao seu higienista oral pelo menos duas vezes por ano e garanta que está tudo bem com a sua saúde oral. Pode marcar uma consulta com a MALO CLINIC, estamos disponíveis para ajudar e acompanhá-lo ao longo dos anos.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920