por MALO CLINIC, quarta-feira, 19 de outubro de 2022 11:10

Cirurgia Ortognática: antes e depois

Cirurgia Ortognática: antes e depois

A cirurgia ortognática é uma intervenção que tem como objetivo a correção de deformidades dos maxilares. Genericamente as anomalias dentofaciais podem ser:


  • Prognatismo mandibular ou "queixo grande"
  • Retrognatismo ou "queixo pequeno"
  • Sorriso gengival ou "gengiva muito visível"
  • Mordida aberta ou " os dentes não encostam à frente ou atrás"
  • Mordida cruzada
  • Assimetria facial ou “face torta”
  • Assimetria dentária "linha média dos dentes desviada"


Estas desarmonias ósseas devem ser corrigidas não apenas por questões estéticas mas também pelas consequências ao nível de saúde e bem-estar, nomeadamente:


  • Respiração;
  • Mastigação;
  • Fonética;
  • Articulação temporo-mandibular.


A cirurgia ortognática é uma especialidade da cirurgia maxilofacial que trabalha em conjunto com a
ortodontia. Assim, é sempre necessário proceder a tratamentos ortodônticos antes e/ou depois da cirurgia. Antes, pode ser necessário extrair dentes e utilizar um aparelho dentário, após a cirurgia, e executar a finalização do tratamento ortodôntico. Os principais objetivos da cirurgia ortognática são corrigir as discrepâncias dentofaciais e alcançar um equilíbrio ideal da face e dos dentes, uma oclusão equilibrada e a melhoria da respiração, ao permitir uma eficiente passagem de ar através da via aérea.

MARCAR CONSULTA

Pós-operatório e tempo de recuperação

raio x do procedimento cirúrgico

Cirurgia Ortognática: quanto tempo de recuperação?

A cirurgia ortognática é realizada por via intraoral e não deixa cicatrizes visíveis. Isto não significa que não exista um período de recuperação. Sendo uma cirurgia que intervém nos ossos dos maxilares, exige um período de repouso obrigatório e algumas limitações até à recuperação total. O retomar das atividades do dia-a-dia varia entre os 10 e os 15 dias, mas depois disso ainda será necessário ter alguns cuidados, principalmente relacionados com a alimentação. As queixas mais comuns do pós-operatório são o edema (inchaço) e hematomas na face. Adicionalmente, o paciente pode passar por um período de parestesia, que é a diminuição da sensibilidade na face e que pode durar até seis meses.

Cirurgia Ortognática: alimentação



Após uma cirurgia ortognática a alimentação deve ser exclusivamente líquida ou pastosa pelo menos nos 15 dias seguintes à intervenção. É fundamental seguir todas as indicações do médico para a correta higienização oral, bem como no que diz respeito ao retomar da movimentação normal da boca.

Pode ser recomendada a consulta com um nutricionista para poder adequar a dieta de forma a assegurar todas as necessidades nutricionais do paciente. A perda de peso é normalmente um dos efeitos colaterais da cirurgia ortognática pelo que é necessário garantir que a alimentação seja a mais indicada para que não haja desnutrição nem desidratação.



  • Primeira fase – Nos primeiros 1 a 3 dias: alimentação líquida – líquidos frios como chás e sumos, coados, gelados e iogurte. Se indicado pelo médico ou nutricionista poderá ingerir suplementos alimentares.
  • Segunda fase – Do 4º dia até ao 15º dia (aproximadamente): alimentação pastosa/cremosa fria ou morna na consistência de purés ou caldos. Evitar alimentos que produzem inflamação, muitos temperos, café, chocolate e açúcar.
  • Terceira fase – Do 15º dia até indicação do médico: alimentação pastosa, sopas trituradas, cremes, purés de alimentos moles ou amolecidos. Carnes bem moles e trituradas. Aos poucos, alimentos com mais consistência, porém sem mastigar.



A ingestão de alimentos líquidos e frios
, além de permitir repouso local da ferida cirúrgica, minimiza o natural sangramento pós-operatório e, consequentemente, diminui a probabilidade de hemorragias. Nesta etapa o paciente deve ter calma e começar a alimentar-se com cuidado, evoluindo gradualmente até retomar na plenitude a alimentação a que estava habituado antes da cirurgia.

Na MALO CLINIC dispomos de uma equipa experiente na área da cirurgia ortognática que o poderá ajudar e aconselhar da melhor forma. Se pensa que esta pode ser uma necessidade para uma melhoria da sua saúde, aconselhamos a marque uma consulta   de avaliação, durante a qual conhecerá as possibilidades de tratamento.

MARCAR CONSULTA

A nossa Equipa Clínica está aqui para ajudá-lo!

lente no dente
Por Catarina Nóbrega 30 de junho de 2025
Descubra o que são facetas dentárias, quais os benefícios e quando deve pôr uma lente no dente para obter um resultado estético melhor.
sangrar das gengivas
Por Catarina Nóbrega 27 de junho de 2025
Sangramento das gengivas? Descubra as causas mais comuns e aprenda o que fazer para parar de sangrar das gengivas e melhorar a sua saúde oral.
importância dos meios de diagnóstico para a saúde oral
Por Catarina Nóbrega 3 de junho de 2025
Saiba qual é a importância dos meios de diagnóstico na saúde oral. Descubra como exames precoces ajudam a prevenir e tratar problemas dentários a tempo.