Blog Layout

Blog

Home › Blog

Saiba como evitar a dor de dentes durante as festividades!


Cuidados a ter no Natal para evitar a dor de dentes e garantir uma boa saúde oral

Entre o Bolo Rei, as Rabanadas e os Sonhos, não há quem fique de barriga vazia com os doces tradicionais de Natal. Mas neste período em que as mesas estão recheadas, não nos devemos esquecer de proteger o nosso sorriso, e de garantir que, este Natal, evitamos a dor de dentes e não comprometemos a saúde oral. 

Evite a dor de dentes este Natal.

Quais as melhores alturas do dia para comer os doces de Natal?

Alimentos que tenham grandes quantidades de açúcar são prejudiciais à saúde oral, uma vez que alimentam as bactérias que estão sempre presentes na boca, estimulando a produção de ácidos, o que pode dar origem a cáries, dor de dentes e outros problemas orais. Ainda assim, e uma vez que os doces são uma parte integrante da mesa de qualquer Natal, é importante tentar consumi-los de forma moderada, e preferencialmente em determinados momentos.


Para evitar a dor de dentes e outros problemas orais, é recomendado que os doces sejam ingeridos logo após os períodos de refeição, como o almoço e o jantar. Ao ingerir estes alimentos com grandes quantidades de açúcar no final das principais refeições, os seus efeitos na cavidade oral são potencialmente mais reduzidos.


Que tipos de doces são mais prejudiciais à saúde oral?

Ainda que nenhum doce seja, no geral, propriamente recomendado para manter a saúde oral e prevenir a dor de dentes, existem alguns que são mais prejudiciais do que outros e que, por isso, devem ser evitados. Confira os principais doces a evitar este Natal:

  • Doces muito pegajosos, como é o caso de algumas gomas ou caramelos, podem fixar-se nos dentes durante um longo período de tempo, sendo, muitas vezes, difícil removê-los da dentição, o que aumenta o risco de cáries;


  • Doces rijos, certos rebuçados e caramelos, devido à sua consistência muito rija, podem representar risco acrescido de fratura de dentes ou restaurações dentárias;


  • Chocolates recheados, muito comuns nesta altura, podem ter ingredientes muito açucarados no interior, o que contribui para a formação de cáries;


  • Refrigerantes e bebidas com muito açúcar, certos refrigerantes ou bebidas têm altos teores de açúcar e são, por isso, bastante prejudiciais à saúde oral.


Em contrapartida, existem alguns doces que são menos prejudiciais, como é o caso do chocolate negro, dos frutos secos ou das pastilhas sem açúcar. Em vez de bebidas açucaradas, recomenda-se o consumo regular de água que, além de fazer bem à saúde em geral, ajuda a eliminar resíduos de alimentos e a neutralizar os ácidos na boca.



Que outros cuidados com a saúde oral devemos ter durante as festividades?

Usar pasta de dentes com flúor e fio dentário: 

Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia, obrigatoriamente com uma pasta que contenha flúor em quantidades apropriadas consoante a idade. Além da escovagem, a utilização de fio dentário é muito importante, pois permite manter os espaços entre os dentes e as gengivas limpos.

Privilegiar a escovagem antes de dormir:

Apesar da rotina mais descontraída típica das festividades, é importante procurar manter os dois principais momentos de escovagem, um ao deitar e outro ao acordar, privilegiando a lavagem antes de ir dormir. Durante a noite, a produção de saliva diminui, o que torna o meio oral mais suscetível à proliferação bacteriana. Assim, se os dentes forem escovados e a boca for limpa mesmo antes de se ir dormir, esse risco diminui.

Usar pastilha elástica pontualmente:

Quando não for possível escovar os dentes ou utilizar o fio dentário após as refeições, uma pastilha sem açúcar ou com xilitol pode ser uma boa ajuda. Mastigar uma pastilha elástica depois das refeições pode ajudar a neutralizar os ácidos ao aumentar a produção de saliva e contribuir para eliminar uma parte dos resíduos acumulados.



Mesmo com todos estes cuidados, tem dor nos dentes ao comer doces?

Embora estas sejam precauções essenciais a ter durante o período natalício, se sentir dor de dentes ou desconforto, é fundamental consultar o médico dentista ou o higienista oral para verificar se existe alguma cárie ou complicação que precise de uma intervenção mais específica. Neste sentido, a MALO CLINIC destaca a importância de manter as consultas regulares de rotina e, claro, o cuidado com a saúde oral ao longo de todo o ano.

Marcar Consulta
Share by: