Alimentos que tenham grandes quantidades de açúcar são prejudiciais à saúde oral, uma vez que alimentam as bactérias que estão sempre presentes na boca, estimulando a produção de ácidos, o que pode dar origem a cáries, dor de dentes e outros problemas orais. Ainda assim, e uma vez que os doces são uma parte integrante da mesa de qualquer Natal, é importante tentar consumi-los de forma moderada, e preferencialmente em determinados momentos.
Para evitar a dor de dentes e outros problemas orais, é recomendado que os doces sejam ingeridos logo após os períodos de refeição, como o almoço e o jantar. Ao ingerir estes alimentos com grandes quantidades de açúcar no final das principais refeições, os seus efeitos na cavidade oral são potencialmente mais reduzidos.
Ainda que nenhum doce seja, no geral, propriamente recomendado para manter a saúde oral e prevenir a dor de dentes, existem alguns que são mais prejudiciais do que outros e que, por isso, devem ser evitados. Confira os principais doces a evitar este Natal:
Em contrapartida, existem alguns doces que são menos prejudiciais, como é o caso do chocolate negro, dos frutos secos ou das pastilhas sem açúcar. Em vez de bebidas açucaradas, recomenda-se o consumo regular de água que, além de fazer bem à saúde em geral, ajuda a eliminar resíduos de alimentos e a neutralizar os ácidos na boca.
Os dentes devem ser escovados pelo menos duas vezes ao dia, obrigatoriamente com uma pasta que contenha flúor em quantidades apropriadas consoante a idade. Além da escovagem, a utilização de fio dentário é muito importante, pois permite manter os espaços entre os dentes e as gengivas limpos.
Apesar da rotina mais descontraída típica das festividades, é importante procurar manter os dois principais momentos de escovagem, um ao deitar e outro ao acordar, privilegiando a lavagem antes de ir dormir. Durante a noite, a produção de saliva diminui, o que torna o meio oral mais suscetível à proliferação bacteriana. Assim, se os dentes forem escovados e a boca for limpa mesmo antes de se ir dormir, esse risco diminui.
Quando não for possível escovar os dentes ou utilizar o fio dentário após as refeições, uma pastilha sem açúcar ou com xilitol pode ser uma boa ajuda. Mastigar uma pastilha elástica depois das refeições pode ajudar a neutralizar os ácidos ao aumentar a produção de saliva e contribuir para eliminar uma parte dos resíduos acumulados.
Embora estas sejam precauções essenciais a ter durante o período natalício, se sentir dor de dentes ou desconforto, é fundamental consultar o médico dentista ou o higienista oral para verificar se existe alguma cárie ou complicação que precise de uma intervenção mais específica. Neste sentido, a MALO CLINIC destaca a importância de manter as consultas regulares de rotina e, claro, o cuidado com a saúde oral ao longo de todo o ano.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920