Artigo do Médico Dentista:
Ramiro Loureiro; LP: 5834/OMD
As aftas são pequenas úlceras ou feridas dolorosas que aparecem na mucosa oral, isto é, a membrana que recobre toda a cavidade oral, e que podem afetar o interior das bochechas, dos lábios, a língua e a área não queratinizada das gengivas. Embora sejam bastante comuns e geralmente inofensivas, desaparecendo no período de 7 a 14 dias, podem causar um desconforto e dores consideráveis, podendo mesmo chegar a comprometer funções como falar, beber ou comer. Quando as úlceras se encontram noutras localizações para além das referidas já não estamos perante verdadeiras aftas mas sim úlceras de variadas causas. Mas o que provoca estas lesões? E quais os tipos mais frequentes?
A causa exata nem sempre é clara. Ainda assim, existem diversos fatores que são frequentemente associados ao seu desenvolvimento. Alguns deles incluem:
Aftas minor
São úlceras superficiais, arredondadas com um diâmetro de 5mm a 7mm e circunscritas com um halo avermelhado, mais volumoso. São as mais comuns e podem aparecer como uma lesão única ou múltiplas lesões. Desaparecem sem deixar cicatriz no período de 7 a 10 dias;
Aftas major
São úlceras de maiores dimensões podendo ter cerca de 30mm, com uma forma mais irregular. São menos frequentes e têm uma duração média de 7 a 14 dias podendo deixar cicatriz.
As aftas podem surgir no interior da bochecha, língua, pavimento da boca, lábios e gengiva não queratinizada.
Na maioria dos casos, não requerem tratamento médico e cicatrizam sozinhas. No entanto, algumas medidas podem ajudar a aliviar a dor e acelerar a cicatrização:
No que toca à prevenção, evitar certos alimentos pode evitar o seu aparecimento. Além disso, manter uma boa higiene oral e tentar gerir o stress são fatores importantes para reduzir a frequência das aftas.
A alimentação desempenha um papel importante no desenvolvimento de aftas, uma vez que alguns alimentos podem potenciar o aparecimento de lesões e/ou piorar os seus sintomas. Entre esses alimentos encontram-se:
As aftas não são contagiosas, pois não têm origem viral, bacteriana ou fúngica. Pela sua localização e dimensão, não devem ser confundidas com úlceras herpéticas (causadas pelo vírus herpes simplex e que são contagiosas), ou outras lesões idênticas que são manifestações orais de doenças sistémicas como por exemplo a Doença De Behçet.
Por esse motivo, conseguir identificá-las é fundamental para assegurar um tratamento eficaz.
Caso surjam dúvidas, sintomas incomuns ou se as aftas se prolongarem mais do que é normal, deve ser consultado o médico dentista para realizar o diagnóstico e determinar qual o tratamento mais adequado.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920