Periodontologia

 
 

MALO CLINIC

 

Tratamento da gengivite e periodontite

 
A Periodontologia ou periodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, que se dividem em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

A periodontite e a gengivite são doenças que afectam o conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar, e são o resultado da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral.

O depósito de placa bacteriana e de tártaro no sulco existente entre a gengiva e os dentes provoca uma inflamação crónica que, para além de provocar dor nas gengivas, destrói todos os tecidos que suportam os dentes.

Apesar de qualquer pessoa com uma higiene oral deficiente poder desenvolver uma inflamação das gengivas – inchaço, sangramento e por vezes dor nas gengivas -, alguns fatores, como a gravidez, a puberdade, dentes mal posicionados ou uso de próteses difíceis de higienizar, potenciam o aparecimento desta patologia.

Não sendo atempadamente diagnosticada e tratada, esta inflamação das gengivas evolui e acaba por se tornar num problema mais grave e complexo: a periodontite. A perda de osso torna-se irreversível, os dentes começam a abanar, acabando mesmo por cair. O stress, o tabagismo, fatores genéticos ou doenças como a diabetes são fatores de risco no aparecimento da periodontite.

A periodontite afeta grande parte da população e é responsável pela maior parte da perda de dentes em doentes adultos.
 

MARQUE AGORA A SUA CONSULTA!

 
 
 
 
 
 

Tratamentos

 
Diagnóstico e Tratamento das doenças Periodontais
 
Embora este problema dentário seja muito sério, tem solução e quanto mais rápida for a uma consulta com o Periodontologista mais eficaz será.

No caso da inflamação das gengivas, o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado, bem como o ensino de escovagem e de remoção de placa bacteriana interproximal, através da utilização de fio dentário e/ou escovilhões. É fundamental que o paciente aprenda a fazer uma correta higiene oral e que a mantenha.

Relativamente à Periodontite, não é possível repor o osso já perdido. Travar a progressão da doença, eliminar a infeção e proporcionar uma correta anatomia dos tecidos é o objetivo para que em casa o cliente possa ter uma correta higiene oral.

Concluído o tratamento, cabe ao cliente cumprir o programa de manutenção, onde se incluem medidas específicas de higiene e visitas regulares com a equipa de Higiene Oral da MALO CLINIC.
 
 
 
 
 
 

Sabia que...

 
  • Às vezes os dentes não erupcionam completamente, ficando parte da coroa “escondida” pela gengiva e é necessário “descobri-los”?
 
  • A doença periodontal é a patologia oral mais prevalente em Portugal?
 
  • O tabaco e a Diabetes não controlada são o principal fator de risco para a doença periodontal?
 
  • Recessões gengivais podem em determinados casos ser recuperadas?
 
  • As sequelas estéticas da periodontite podem ser melhoradas através de tratamento ortodôntico ou restaurador?
 

Casos Clínicos

 
 
 
 
 

MALO CLINIC periodontologia

 

Equipa

 
 
A
 
Ana Santos Ferro
Armando Veiga Lopes
 
 
 
B
 
Bruno Queridinha
 
 
 
C
 
D
 
E
 
F
 
 
 
G
 
H
 
I
 
J
 
K
 
 
 
L
 
M
 
Mariana Nunes
Miguel Gouveia
 
 
 
N
 
O
 
P
 
 
 
Q
 
R
 
S
 
T
 
U
 
 
 
V
 
W
 
X
 
Y
 
Z