by MALO CLINIC, terça-feira, 18 de Abril de 2023, 08:18
A palavra estomatite refere-se a inflamações que ocorrem na boca. Trata-se de uma complicação que pode afetar pessoas de todas as idades, no entanto é mais frequente decorrer na infância.
A estomatite infantil ocorre em crianças, sendo mais recorrente nos primeiros anos de vida, entre os dois e os cinco anos de idade. Esta inflamação manifesta-se na boca e pode afetar as gengivas, a língua, o céu da boca, os lábios ou até mesmo a garganta, criando aftas ou feridas. Em alguns casos, pode inclusive provocar febre alta. A estomatite divide-se em várias categorias, sendo que a estomatite aftosa refere-se a aftas na boca da criança. Este tipo de estomatite pode ser classificado em três grupos:
Existem vários tipos de estomatite, pelo que em alguns casos, pode haver contágio, como na estomatite viral, que é facilmente transmissível através do contacto direto com a zona inflamada, ao haver contacto com gotículas de saliva que se passam através, por exemplo, de um beijo. A incubação da inflamação demora geralmente entre dois a doze dias a manifestar-se.
No caso da estomatite aftosa infantil, não existe contágio. Esta inflamação não é transmissível.
Enumeramos alguns sintomas da estomatite infantil para ter em atenção:
Estes sintomas podem aparecer na sua totalidade, ou apenas em parte. Para se certificar de que se trata, de facto, de estomatite infantil, aconselhamos que leve a criança ao médico para que seja feito um diagnóstico apropriado.
Existem diversas causas para a estomatite infantil. Porém, a causa principal, é a infeção através do vírus herpes, tipo 1 (HSV-1), que se transmite a partir do contacto de pele entre a criança e uma pessoa que esteja infetada.
Outra causa habitual da estomatite infantil é o vírus Coxsackie. Este vírus é transmitido através do contacto com outras pessoas pele a pele, através de objetos ou mesmo comida que esteja contaminada com os germes da pessoa que tem a infeção.
Ambos estes vírus são passados quando o sistema imunitário está em baixo, começando a atacar a criança.
A estomatite aftosa infantil pode ainda ter outras causas, tais como:
Para curar uma estomatite aftosa infantil, o melhor é dirigir-se a um médico para que este oriente corretamente o tratamento a adotar para a criança. É altamente provável que sejam recomendados alguns medicamentos consoante o estado da inflamação, que podem incluir paracetamol ou outros medicamentos para estomatite infantil - com efeito anti-inflamatório - para ajudar na recuperação da criança.
O objetivo é aliviar os sintomas como dor e desconforto, além de ajudar na cicatrização das úlceras.
Para tratar a estomatite infantil, existem algumas precauções que devem ser tidas em conta para que haja uma recuperação total e rápida para a criança. Destacamos três precauções importantes a seguir:
Ao seguir estas indicações e consultar um especialista, pode ficar descansado, pois o tratamento do seu filho decorrerá com tranquilidade e terá resultados positivos. Pode sempre agendar uma consulta com a MALO CLINIC, caso o seu filho apresente sintomas de desconforto, para que o possamos auxiliar da melhor forma.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920