Blog Layout

Blog

Home › Blog

Mau hálito e doenças periodontais: O fumador deve ir ao dentista?

por MALO CLINIC, quarta-feira, 17 de novembro de 2021 15:38

Cancro Oral| Tudo o que precisa de saber sobre cancro oral

O tabaco é um pequeno prazer para muitos fumadores, mas infelizmente é também responsável por vários problemas de saúde oral, como o mau hálito, as doenças periodontais, o cancro oral (cancro bucal) e problemas no paladar, entre outros.

Apesar de toda a informação disponível hoje em dia relativamente aos malefícios do tabaco e às consequências que esse hábito tem para a saúde, o número de fumadores parece não diminuir.

Será que os fumadores devem ter cuidados especiais com a sua saúde oral? Claro que sim, e as razões são variadas. Vamos abordar as consequências, mas também alguns cuidados a adotar e a importância da ida regular ao dentista e/ou higienista oral.

O tabaco provoca dentes pigmentados?


Os efeitos do tabaco fazem-se notar na coloração dos dentes, para além de um tom amarelado é comum que os fumadores tenham os dentes pigmentados.


Que doenças a nível da saúde oral podem ser causadas pelo tabaco?


o tabagismo afeta negativamente a saúde oral e pode até causar problemas graves como cancro oral (cancro bucal), doença periodontal e doenças na gengiva, como gengivite.


Cuidados para evitar o mau hálito e problemas no paladar

Antes de qualquer outra recomendação, é importante que se tenha um cuidado maior com a limpeza e higienização da boca, especialmente quando se fuma.

Escovar os dentes todos os dias é essencial para que previna alguns dos problemas causados pelo tabaco - e no caso dos fumadores, é recomendado que escove os dentes três vezes por dia, utilizando também o fio dentário e colutórios apropriados.

Tudo o que precisa de saber sobre cancro oral

Para além disso, se é fumador é fundamental que seja visto regularmente por um dentista ou higienista oral - pelo menos de 4 em 4 meses - pois isto pode ajudar também a que se detetem atempadamente quaisquer problemas e doenças associadas ao tabagismo.

Outro cuidado importantíssimo a ter se é fumador, é com a limpeza da língua: aqui concentram-se muitos resíduos do tabaco, para além de acumular o cheiro do tabaco e causar mau hálito e problemas no paladar

Deixar de fumar é a melhor forma de prevenção

Apesar de todas estas dicas serem essenciais para a manutenção da sua saúde oral, deixar de fumar é a decisão mais saudável que pode tomar para prevenir qualquer doença ou problema com a sua boca e dentes.

Caso seja fumador e esteja a considerar parar de fumar, consulte o seu médico e trace um plano para alcançar esse objetivo com saúde, recuperando o seu bem-estar. Contacte-nos se tiver alguma dúvida, marque a sua próxima consulta.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: