by MALO CLINIC, segunda-feira, 10 de janeiro de 2022, 08:18
A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) consiste numa série de distúrbios que afetam os músculos mastigatórios e as estruturas associadas.
É, por vezes, uma doença de difícil diagnóstico por se tratar de articulação complexa. Outro dado importante é que se trata de um problema que afeta mais mulheres do que homens (numa relação de 1 homem para cada 9 mulheres que padece da doença).
A articulação temporomandibular, designada por ATM, é a articulação onde o osso temporal (um osso do crânio) se articula com a mandíbula (maxilar inferior). Situa-se em frente ao ouvido e é essencial para funções básicas do dia a dia como falar, sorrir, mastigar e bocejar. De facto, a ATM realiza sensivelmente 2000 movimentos por dia, sendo a articulação mais usada do corpo humano.
A disfunção da articulação temporomandibular é um conjunto de alterações que afetam esta articulação e os músculos que lhe estão associados. É mais comum nas mulheres entre os 20 e os 50 anos de idade e caracteriza-se pelo sintomas que descrevemos de seguida.
Tem dores de cabeça recorrentes? Sente estalos no ouvido ao abrir a boca? Sente o maxilar preso ou este desloca-se? Ouve um zumbido quase permanente? Então é bastante provável que possa sofrer de disfunção temporomandibular. Deverá consultar um especialista para que possa ser efetuado o diagnóstico correto.
Sintomas mais frequentes da disfunção da ATM:
O diagnóstico da Disfunção Temporomandibular não é simples e, frequentemente, as causas subjacentes a esta doença não se conseguem determinar. No entanto, sabe-se que a origem da disfunção temporomandibular pode residir num dos seguintes problemas:
Para se estabelecer o tipo de tratamento é essencial começar pelo diagnóstico. Este deve ser feito por um dentista da especialidade e vai basear-se no historial clínico do paciente, bem como num exame clínico que inclui a avaliação da articulação (capacidade de realização dos movimentos, ruídos durante os movimentos e avaliação da cavidade oral). Podem ainda ser efetuados exames complementares de diagnóstico como radiografias, TAC e ressonâncias magnéticas.
O tratamento da disfunção da ATM tem que ser prescrito pelo médico. No entanto, pode incluir:
O tratamento cirúrgico é raro e está reservado para casos muito específicos.
O médico poderá receitar medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares para aliviar a dor da disfunção temporomandibular. Podem ser prescritos tratamentos de fisioterapia.
Existem também alguns exercícios que podem ajudar a melhorar a dor:
Se sente que poderá sofrer de ATM, faça já a marcação de uma consulta numa das nossas unidades MALO CLINIC e obtenha uma avaliação da sua saúde oral, bem como o correto encaminhamento de todos os cuidados necessários.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920