por MALO CLINIC, quinta-feira, 8 de setembro de 2022 16:32
Existe uma ideia generalizada de que os efeitos nocivos do tabaco sobre a nossa boca se limitam a manchas nos dentes e ao aparecimento de halitose (mau hálito), no entanto a realidade é bem diferente. Na verdade, podemos dizer que estas são as consequências menos graves e que os maiores problemas estão nos efeitos menos visíveis.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em Portugal, a taxa de fumadores entre a população adulta situa-se entre os 20% e os 25%. Estima-se que a percentagem de mortes causadas pelo tabaco seja entre 10% a 12% do total de óbitos registados em Portugal.
Por muito boa que seja a sua higiene oral, esta não pode impedir os efeitos negativos do tabaco. Para um fumador, a boca é um dos locais onde os efeitos nocivos se manifestam mais claramente, uma vez que é a principal porta de entrada do fumo no organismo.
O tabaco, seja de enrolar ou de mascar, é altamente prejudicial para a nossa saúde em geral e para a saúde oral em particular. A nível oral, o efeito mais grave em consequência do consumo de tabaco é o cancro oral, mas existem muitos mais doenças causadas pelo tabagismo.
São variadas as consequências do tabaco na nossa saúde oral e mesmo no nosso bem-estar:
Se tiver alguma dúvida sobre os efeitos do tabaco nos seus dentes e gengivas, não hesite em consultar um médico dentista, que será o melhor clínico para o ajudar nesta matéria.
Os fumadores devem ter especial atenção à sua higiene e saúde oral. Se idealmente a frequência de escovagem é duas a três vezes ao dia, no caso do fumador deverá escovar ainda com maior frequência. Deve completar ainda com o uso de fio dentário e de um elíxir oral. No final da escovagem é também fundamental a higiene da língua para eliminar as substâncias que se acumulam na língua, evitando assim também o mau hálito e prevenindo o aparecimento de cárie e outros problemas dentários.
Se é fumador(a) aconselhamos vivamente a que marque uma consulta de medicina dentária ou de higiene oral de 4 em 4 meses. Estas consultas são importantes ao nível de prevenção, possibilitando uma higiene oral mais profunda e controlando fatores de risco como o desenvolvimento da periodontite ou o rastreio do cancro oral. Durante a consulta o médico dentista tanto ao nível da saúde oral como da aparência estética, através da aplicação de branqueamentos dentários e revisões para controlar o desenvolvimento da periodontite.
O melhor conselho para eliminar os efeitos negativos do tabaco será sempre deixar de fumar. No entanto, se ainda não se sente preparado(a), uma das formas de melhorar a sua saúde oral enquanto fumador(a) será diminuindo a quantidade de cigarros consumidos por dia.
Existe a ideia generalizada que os cigarros eletrónicos são mais saudáveis que o tabaco, mas na realidade esta ideia está totalmente errada. Os cigarros eletrónicos tornaram-se muito populares nos últimos anos, em especial entre os mais jovens. No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, estão longe de ser inócuos.
Para começar, os cartuchos utilizados nos cigarros eletrónicos contêm nicotina. A nicotina é uma das substâncias que mais influência a diminuição das defesas naturais para combater as doenças gengivais, ataca a saúde dos vasos sanguíneos e reduz a capacidade de resistência às bactérias. As doenças que mais podem afetar os consumidores habituais de cigarros eletrónicos são:
Outro dos mitos comuns que rodeiam os cigarros eletrónicos é que ajudam a conseguir deixar de fumar os cigarros convencionais. Não existe qualquer prova científica desse facto e, além disso, trocar um vício por outro não é a melhor forma de proteger a sua saúde física e mental.
Se é fumador, é essencial que faça consultas regulares de Medicina Dentária. Estas consultas não evitam os malefícios do tabaco, mas ajudam a melhorar a higiene oral e a detetar antecipadamente problemas dentários e gengivais que possam surgir.
Marque a sua consulta numa das nossas clínicas e cuide de si.
@ 2023 ALL RIGHTS RESERVED- MALO CLINIC SA NIF 503411434 ERS N.º12920