pt | en
 
 
 
 
 
 
 
 

PROSTODONTIA

 
 
A Prostodontia é área da Medicina Dentária que permite a substituição de dentes perdidos, restituindo a função, saúde e estética. Os dentes perdidos podem ser substituídos utilizando próteses fixas ou removíveis, sobre dentes ou sobre implantes. De uma forma geral as soluções fixas são preferíveis às próteses removíveis, não só pela estética e função, mas também pelo conforto e auto-estima que oferecem aos pacientes.

Trabalhando em estreita colaboração com outras especialidades, como a Cirurgia Oral, Implantologia, Endodontia, Dentisteria, Ortodontia ou Periodontologia, a Prostodontia é responsável pelo restabelecimento das funções orais, através da reconstrução e reparação dos dentes danificados ou da colocação de próteses dentárias (unitárias, parciais ou totais) com o objetivo de substituir os dentes em falta.

Recorrendo aos mais avançados meios tecnológicos e a materiais de excelência, na MALO CLINIC os especialistas em Prostodontia trabalham em articulação com os técnicos da MALO CLINIC Ceramics, um laboratório altamente especializado na produção de próteses fixas sobre implantes ou dentição natural.

Independentemente do caso clínico ou do tipo de prótese, no início do tratamento são realizados moldes, de forma a fazer chegar a informação clínica ao laboratório. Segue-se a elaboração de próteses provisórias em acrílico ou compósito, que possibilitam a manutenção das funções orais e atuam como estudo da dentição definitiva.

Desta forma, nas consultas de prova, o médico realiza os ajustes necessários de modo a que a solução definitiva garanta um alto nível de qualidade e conforto para o paciente.


TRATAMENTOS

 
 
Facetas Dentárias

As facetas dentárias são finas lâminas de cerâmica/resina composta que se aderem na parte exterior dos dentes com o intuito de aperfeiçoar a sua aparência, quer seja por alteração da forma, cor ou alinhamento dos próprios dentes.

Neste sentido, funcionam como lentes de contacto (restaurações) com reduzida espessura capazes de transmitir uma estética excelente de forma conservadora, tendo em conta que implicam um desgaste dentário reduzido ou, em alguns casos, inexistente.
Coroas

As coroas dentárias são próteses fixas individualizadas que cobrem o dente totalmente (no seu todo), tendo como objetivo conferir estética e resistência a peças dentárias danificadas. Existem vários tipos de materiais disponíveis no mercado para a confeção de coroas dentárias que vão desde metal, zircónica, cerâmica entre outros.

Estas peças dentárias podem também ser aparafusadas a implantes, reproduzindo as mesmas características (forma e estética) dos dentes naturais perdidos.
 
Espigões

Os espigões são elementos colocados dentro da raiz de um dente estruturalmente comprometido, funcionando como acessórios de retenção de uma restauração. A sua utilização é muito frequente em dentes desvitalizados que já sofreram uma perda de estrutura dentária significativa. Deste modo, a colocação de espigões intra-articulares ao melhorar a retenção e distribuição de forças pela raiz, faz aumentar o prognóstico e longevidade da reabilitação deste tipo de dentes.
MALO Acrylic Bridge (MAB)

A MAB trata-se de uma prótese fixa sobre implantes que visa substituir todos os dentes de uma arcada. Esta solução de tratamento visa restituir os tecidos moles e duros através de um sistema de acrílico que rodeia uma infra-estrutura de titânio altamente resistente.
MALO Ceramic Bridge (MCB)

A MCB é a prótese fixa sobre implantes mais avançada em estética, resistência e tecnologia de reabilitação de arcadas totais. Este tipo de prótese é o topo da combinação da engenharia biomédica e da tecnologia Procera CAD/CAM, que oferece aos pacientes uma réplica funcional da dentição natural com coroas individualizadas em cerâmica, mimetizando com elevada perfeição os dentes perdidos.



SABIA QUE...



CASOS CLÍNICOS



EQUIPA