pt | en
 
 
 
 
 
 
 
 

PERIODONTOLOGIA

 
 
A Periodontologia é uma especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o Periodonto conjunto de tecidos que incluem a gengiva, o osso e o ligamento periodontal, responsável por manter a firmeza dos dentes no maxilar.

As doenças periodontais são o resultado da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral. O depósito de placa bacteriana e de tártaro no sulco existente entre a gengiva e os dentes provoca uma inflamação crónica que destrói os tecidos que suportam os dentes.
As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos: a gengivite e a periodontite.

Apesar de qualquer pessoa com uma higiene oral deficiente poder desenvolver uma gengivite – inflamação e sangramento da gengiva -, alguns fatores como a gravidez, a puberdade, dentes mal posicionados ou uso de próteses difíceis de higienizar, potenciam o aparecimento desta patologia.

Não sendo atempadamente diagnosticada e tratada, esta inflamação evolui e acaba por se tornar num problema mais grave e complexo: a periodontite. A perda de osso torna-se irreversível, os dentes começam a abanar, acabando mesmo por caírem. O tabagismo e a diabetes são fatores de risco no aparecimento desta doença.

A doença periodontal afeta grande parte da população e é responsável pela maior parte da perda de dentes em doentes adultos.


TRATAMENTOS
 
 
Diagnóstico e Tratamento das doenças Periodontais

Embora este problema dentário seja muito sério, tem solução e quanto mais rápida for a uma consulta com o Periodontologista mais eficaz será.

No caso da gengivite, o tratamento passa pela remoção de toda a placa bacteriana e tártaro acumulado, bem como o ensino de escovagem e de remoção de placa bacteriana interproximal, através da utilização de fio dentário e/ou escovilhões. É fundamental que o paciente aprenda a fazer uma correta higiene oral e que a mantenha.
Relativamente à Periodontite, não é possível repor o osso já perdido. Travar a progressão da doença, eliminar a infeção e propocionar uma correcta anatomia dos tecidos é o objectivo para que em casa o paciente possa ter uma correcta higiene oral.

Concluído o tratamento, cabe ao paciente cumprir o programa de manutenção, onde se incluem medidas específicas de higiene e visitas regulares aos especialistas de Higiene Oral da MALO CLINIC.


SABIA QUE...


CASOS CLÍNICOS


EQUIPA