Odontopediatria

Odontopediatria

MALO CLINIC

Saúde oral de crianças e adolescentes

A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária exclusivamente dedicada à manutenção da saúde oral de crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais.

O dentista pediátrico actua na prevenção da patologia oral, uma vez que o acompanhamento do desenvolvimento dos chamados “dentes de leite” é fundamental não só para assegurar corretas funções fonéticas e de mastigação mas também, e sobretudo, para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais problemas, garantindo uma dentição definitiva saudável.

MARQUE AGORA A SUA CONSULTA!

Marcar Consulta

MALO CLINIC Kids

  • Com o intuito de desdramatizar a visita ao Dentista, foi criada a MALO CLINIC KIDS, um espaço lúdico-pedagógico dedicado exclusivamente aos pacientes mais novos, onde estes poderão aguardar de forma divertida pelo momento da consulta com o dentista pediátrico.
  • Os nossos gabinetes de Odontopediatria estão igualmente equipados e decorados para receber o seu filho num ambiente acolhedor e adaptado ao universo infantil.
  • Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, a Odontopediatria oferece tratamentos exclusivos tendo em conta as especificidades das faixas etárias em questão: menores dimensões corporais e orais, osso do crânio e do maxilar em crescimento, processo eruptivo dinâmico da dentição e presença de dentes de leite, entre outras.

Tratamentos de Odontopediatria

  • 1ª consulta de Odontopediatria

    A primeira consulta do seu filho no dentista pediátrico constitui uma das consultas mais importantes que a criança realiza connosco, se não mesmo a mais importante. Nesta consulta a criança conhece o espaço, os instrumentos e a equipa de Odontopediatria.


    O dentista pediátrico realiza uma avaliação do risco de cárie da criança, abordando os temas da alimentação e da escovagem, fundamentais para a manutenção de uma correta saúde oral. É ainda efetuada uma limpeza e a aplicação de flúor tópico, bem como radiografias intraorais, se necessário. As consultas de odontopediatria duram, em média, 15 a 30 minutos.


    No final da consulta de odontopediatria é explicado aos pais o diagnóstico e estabelecido o plano de tratamento.

    Na ausência de patologia oral, a criança deve visitar o dentista no mínimo de 6 em 6 meses para fazer uma consulta de avaliação da sua situação oral, onde se inclui a limpeza oral e a aplicação tópica de flúor.

  • 1ª consulta de Odontopediatria: quando marcar?

    Os problemas dentários podem surgir bastante cedo e, por isso, recomenda-se que a primeira consulta de odontopediatria seja a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade. Esta consulta tem como principal objetivo fazer um aconselhamento aos pais sobre as principais medidas preventivas em Saúde Oral, bem como despistar algum tipo de patologia dentária, como os defeitos de esmalte dentário e cáries.

  • Acompanhamento Ortodôntico Preventivo

    O mau posicionamento dentário e a má oclusão são problemas que afetam muitas crianças, determinando a necessidade do uso de aparelhos ortodônticos. Neste sentido, o acompanhamento regular pelo dentista pediátrico é fundamental para atuar precocemente, prevenir ou tratar o problema desde o seu início. Nos casos em que o Odontopediatra diagnostique a necessidade do uso de aparelho corretivo, a criança é reencaminhada para o departamento de Ortodontia da MALO CLINIC, onde será seguida por um especialista.

  • Traumatismos dentários

    Os traumatismos dentários são uma das causas mais frequentes de urgência no consultório dentário. Podem variar desde simples fraturas até à avulsão (“queda”) do próprio dente. Devido à estreita relação existente entre o dente de leite e o dente definitivo sucessor, é importante que a criança seja sempre avaliada pelo Odontopediatra após um traumatismo dentário.


    Na MALO CLINIC, o Odontopediatra instrui os pais sobre os procedimentos a realizar após um traumatismo dentário, como por exemplo a fratura de um dente definitivo.

Flyer Traumatismo Dentários
  • Tratamento de Cáries

    A ingestão frequente de açúcares associada a uma má escovagem resulta frequentemente no aparecimento de cáries. Se não tratadas, as cáries podem condicionar a perda precoce dos dentes de leite, muitas vezes com consequências ao nível do posicionamento e alinhamento da dentição definitiva. Para além do tratamento, durante a consulta a criança e os pais são aconselhados sobre hábitos saudáveis de alimentação e higiene oral.

  • Defeitos de Esmalte

    Os defeitos de esmalte constituem um fator de risco para a cárie dentária e requerem tratamento dentário específico. Entre os defeitos de esmalte mais frequentes encontra-se a Hipomineralização Incisivo-Molar. Os dentes com este tipo de defeito de esmalte são mais frágeis e apresentam manchas brancas ou acastanhadas, ou até mesmo depressões rugosas que aumentam o risco de cárie. As crianças com este problema apresentam uma maior sensibilidade aos estímulos térmicos, bem como uma maior dificuldade em obter uma anestesia eficaz durante os tratamentos dentários, requerendo por vezes a utilização de outras técnicas de controlo de comportamento por parte do dentista pediátrico, como a sedação consciente com protóxido de azoto.

  • Aplicação Tópica de Flúor

    O flúor é um componente fundamental na prevenção da cárie dentária, sendo importante logo a partir da erupção do primeiro dente. Na visita ao Odontopediatra é calculado o risco de cárie do paciente e consoante esse risco é definida a dose de flúor indicada para cada paciente, de modo a que os pais possam utilizar a pasta de dentes mais indicada.

  • Aplicação Tópica de Selantes

    Para prevenir o aparecimento de lesões de cárie é frequente a aplicação de selante de fissura na consulta de Odontopediatria. O selante é um verniz que quando aplicado sobre os dentes saudáveis protege a superfície mastigatória, evitando o aparecimento de cáries. A selagem dos dentes não é universal, sendo indicada em casos específicos a avaliar pelo Odontopediatra.

  • Orientação acerca de Saúde Oral

    Durante a consulta e de forma pedagógica, o dentista pediátrico fornece uma orientação a crianças e pais acerca da saúde oral, onde se incluem conselhos sobre as vantagens de uma alimentação pobre em açúcares, bem como indicações sobre os procedimentos para uma correta higiene oral. Para além de evitar o aparecimento de cáries e de placa bacteriana, uma correta escovagem evita também o aparecimento de problemas nas gengivas.

  • Controlo da Placa Bacteriana

    A placa bacteriana resulta da acumulação de bactérias e restos alimentares na cavidade oral. O seu controlo é fundamental para a manutenção da saúde oral, sobretudo no que diz respeito à prevenção da cárie dentária. Para além de fornecer indicações acerca dos procedimentos de higiene oral para a prevenção e eliminação da placa bacteriana, em casos específicos o Odontopediatra pode também eliminá-la através de meios mecânicos.

Sedação e Sedação Consciente

  • Pacientes com medo e ansiedade

    O Odontopediatra tem formação específica para lidar com o medo e a ansiedade da criança, transformando a consulta no dentista numa experiência positiva e agradável.


    Através de uma linguagem apropriada e adequada à idade da criança, reforço positivo, explicação de todos os passos da consulta previamente à execução dos mesmos, entre outras técnicas, é possível estabelecer uma via de comunicação entre o médico dentista pediátrico e a criança, acalmando-a.


    Se as técnicas de controlo de comportamento básicas não forem suficientes para tranquilizar a criança, o médico dentista pode recorrer a outras soluções.


    Na MALO CLINIC temos disponível a técnica de sedação consciente por inalação de protóxido de azoto e oxigénio, destinada a pacientes com ansiedade leve a moderada. Para pacientes com ansiedade severa existe a possibilidade de realizar os tratamentos dentários sob outros tipos de sedação. 

  • Sedação Consciente

    A técnica de sedação consciente por inalação de protóxido de azoto e oxigénio é uma técnica não invasiva e segura, onde a criança respira a mistura através de uma máscara nasal, permanecendo consciente durante todo o tempo da consulta. Os efeitos desta técnica incluem a redução da ansiedade e da perceção do tratamento que está a ser realizado, permitindo assim realizar um tratamento com qualidade e de forma segura, tanto para a equipa dentária como para a criança.

  • Sedação

    Para crianças com ansiedade severa, necessidade de tratamentos dentários muitos extensos e/ou complexos, bem como pacientes com necessidades especiais, está indicada a realização dos tratamentos dentários sob Anestesia Geral.


    A MALO CLINIC Lisboa possui nas suas instalações blocos operatórios e uma equipa multidisciplinar dedicada ao tratamento de pacientes sob anestesia geral.


    Os nossos Odontopediatras têm uma vasta experiência na realização destes tratamentos.

Tratamento de pacientes com necessidades especiais

  • Os pacientes com necessidades especiais constituem um grupo de pacientes no qual se incluem todos aqueles que possuem alguma limitação física, mental, sensorial, comportamental, cognitiva, emocional ou outra condição limitativa que requeira tratamento médico, cuidados de saúde e/ou o uso de serviços e programas especializados. Os cuidados de saúde nestes pacientes estão para além do que é considerado rotina, requerendo maior atenção e treino especializado, não só pelas complicações médicas associadas à doença sistémica do paciente, mas também pelas características orais específicas que muitas vezes apresentam.
  • Os Odontopediatras da MALO CLINIC possuem formação específica para o tratamento destes pacientes, possibilitando o seu tratamento num ambiente seguro e adaptado às suas necessidades.

Casos Clínicos

coroas

pediátricas em zirconia

Marque agora a sua consulta.

Share by: