Halitose: o que é e como tratar!


A halitose consiste num problema de saúde que provoca um hálito desagradável com um odor intenso, e esta condição pode ter origem num problema de saúde oral ou até ser uma consequência de doenças no aparelho respiratório, no tubo digestivo ou outras condições de saúde.

Esta condição tem consequências graves para a auto-estima da pessoa afetada, influenciando a forma como se relaciona socialmente. Assim, é importante identificar as causas da halitose e consultar um médico dentista, que irá avaliar a situação e recomendar os passos a seguir para atenuar ou resolver este problema.

Tendo em conta as implicações sociais que este problema comporta, é urgente tratá-lo para acabar com o mau hálito e recuperar o bem-estar.

Causas da halitose


O hálito é influenciado pelo estado geral de saúde, condição física, doenças e patologias, ingestão de alimentos e medicamentos, e estilo de vida de cada pessoa.

Estima-se que cerca de 75% dos casos tenham origem em problemas de saúde oral, enquanto que os restantes 25% são provocados por doenças como infeções do sistema respiratório (ex.: bronquite ou pneumonia), infeções pulmonares, gastroenterites (halitose estomacal), problemas hepáticos ou renais, entre outras.

Como é feito o diagnóstico da halitose?


O diagnóstico da halitose pode ser feito por um médico dentista, recorrendo a testes que vão identificar agentes químicos e compostos sulfurosos presentes no hálito do paciente. É também importante perceber se o mau hálito é causado por problemas orais, ou por outras condições e patologias.

Como tratar e eliminar a halitose


Ter uma higiene oral cuidada é essencial para tratar o mau hálito e combater a halitose, e uma ida regular ao dentista ou higienista oral pode ajudar a identificar atempadamente este problema, possibilitando uma recuperação mais rápida e a perceção do que pode estar na origem desta condição.

Se a causa não é oral, é importante fazer um diagnóstico do problema que está a causar a halitose. O tratamento de outras condições que estejam na origem deste problema pode ajudar bastante a eliminar o mau hálito e recuperar a sua saúde e bem-estar.

Conte com os médicos dentistas das MALO CLINIC para dar o primeiro passo na resolução do mau hálito e voltar a sentir-se saudável.

Clique Aqui
para
marcar a sua consulta.