Dicas para a sua rotina de Higiene Oral



Todos sabemos que uma boa higiene oral é essencial para manter os dentes limpos, saudáveis e protegidos, certo?

É por isso mesmo que cada vez que vai ao dentista ou higienista oral, este vai sempre recomendar técnicas e rotinas de higiene oral que ajudam a prevenir problemas, sendo esta a sua maior arma contra cáries e outras doenças que afetam a saúde oral.

Continue a ler e descubra as melhores dicas para uma rotina de higiene oral ideal.

Forma correta de escovar os dentes


Talvez pense que não existe uma forma incorreta de escovar os dentes, e que o importante é escová-los. No entanto, escovar com demasiada força pode provocar lesões e alterações das gengivas, enquanto que uma escovagem demasiado rápida e superficial pode não garantir que todos os resíduos alimentares sejam corretamente removidos.

A importância de manter uma boa higiene oral

Para escovar corretamente os dentes, deve dedicar pelo menos 2 minutos a cada sessão, e usar o fio dentário ou o escovilhão pelo menos uma vez por dia, preferencialmente na escovagem da noite. Este investimento de alguns minutos diários vai compensar a nível da saúde oral, e contribuirá bastante para a sua qualidade de vida, ao prevenir problemas orais mais graves.

Outras formas de cuidar da Higiene Oral


A nutrição adequada, por exemplo, é fundamental para manter a saúde oral e prevenir problemas dentários, sendo uma parte essencial da higiene oral. Evitar doces, ter uma alimentação variada e saudável, e lavar os dentes entre refeições, são cuidados que todos devemos ter para prevenir o aparecimento de cáries e outros problemas de saúde oral.

As visitas regulares - de 6 em 6 meses - ao dentista, são também uma parte importante na prevenção. Com a mesma periodicidade deverá também realizar uma consulta de higiene oral para uma limpeza mais profunda e eficaz. Para além da destartarização, o higienista realizará outras medidas preventivas e fornecerá toda a informação para que mantenha uma boa higiene oral.

Dicas para uma boa higiene oral infantil


A saúde oral deve ser uma prioridade desde os primeiros anos de vida, e para garantir que as crianças têm uma boca saudável e dentes fortes, nada como ensiná-las desde pequenas a ter uma rotina de higiene oral completa e adequada.

Dicas para a sua rotina de Higiene Oral

Deve aconselhar-se com um médico dentista ou odontopediatria para ter a certeza que a pasta dentífrica utilizada é a correta, evitando usar pastas com níveis de flúor muito elevados, e também para perceber qual é a melhor escova e outros os cuidados a ter com dentes de leite.

As crianças aprendem com os bons exemplos que observam em casa, e tornar a escovagem dos dentes uma atividade de que gostem, é importante para que cresçam com gosto por cuidar dos seus dentes.

A importância de manter uma boa higiene oral


Uma boa higiene oral é essencial para a prevenção, e o primeiro passo para evitar o aparecimento de qualquer tipo de problema. A prevenção começa na própria pessoa, e o resultado de uma boa higiene oral é o aumento da probabilidade de viver mais anos com uma boa saúde oral, diminuindo o investimento e gastos em implantes ou outras intervenções dentárias.

Assim, não restam dúvidas - uma boa higiene oral é o seu melhor aliado na manutenção da saúde oral. Visitar o dentista e higienista oral a cada 6 meses, é um bom segundo passo, e na MALO CLINIC vai encontrar uma equipa de excelência, dedicada a ajudar que os seus dentes se mantenham saudáveis durante toda a sua vida.


Clique Aqui
para marcar a sua consulta na MALO CLINIC.

Esperamos por si!