Respirar pela boca, sempre ou a maior parte do tempo, pode ter várias causas e consequências na saúde. E, de fato, a respiração oral pode ter reflexos no alinhamento dos dentes, para além de outros problemas de saúde.
Quando respiramos pela boca esta fica aberta por muito tempo, o que pode causar alterações no formato das arcadas dentárias e nos ossos maxilares. Consequentemente, o alinhamento dos dentes vai ser alterado. Como a língua também se mantém mal posicionada, há igualmente consequências no alinhamento dos dentes, o que leva a mudanças na anatomia do rosto.


Respirar pela boca pode prejudicar o alinhamento dos dentes?


Porque razão algumas pessoas respiram só pela boca?


A respiração oral acontece quando, por algum motivo, não se consegue respirar pelo nariz, que é a forma correta. As causas mais comuns para este problema são rinites alérgicas, amígdalas ou adenóides aumentados, desvio do septo nasal, sinusites ou pólipos nasais. Pode também ter origem em problemas de origem morfológica, como alterações no processo de desenvolvimento ósseo, alterações na forma do nariz ou do maxilar e até mesmo na presença de tumores.


Pode parecer um problema inofensivo, mas respirar apenas pela boca pode trazer consequências tanto no alinhamento dos dentes como na saúde do organismo em geral. Para além do risco de um desenvolvimento anormal do rosto e da arcada dentária, a respiração oral pode entortar os dentes, causar gengivite, cáries dentárias e até mesmo prejudicar a atenção e rendimento nos estudos ou trabalho devido à deficiente oxigenação do cérebro.


Deste modo, quando detetado, este problema deve ser corrigido. Neste caso é fundamental encontrar as causas da respiração oral e procurar a melhor forma de a resolver.


Quais são os principais sinais e sintomas?


Quais são os principais sinais e sintomas?


Respirar pela boca pode levar ao aparecimento de alguns sinais e sintomas que não são normalmente identificados pela própria pessoa, mas sim por pessoas com quem convive.

Alguns dos sinais de alerta que podem ajudar a identificar uma pessoa que respira pela boca são:

  • Lábios frequentemente afastados;
  • Lábio inferior flácido;
  • Acumular excesso de saliva;
  • Tosse seca e persistente;
  • Boca seca e mau hálito;
  • Diminuição do olfato e do paladar;
  • Falta de ar;
  • Cansaço fácil ao realizar atividade física;
  • Ressonar;
  • Fazer muitas pausas enquanto come.


A respiração bucal pode surgir desde os primeiros dias de vida e, muitas vezes, pela falta de conhecimento dos pais, o problema não é detetado precocemente. Sinais como crescimento mais lento que o normal, irritabilidade constante, problemas de concentração na escola e dificuldade para dormir durante a noite, são razões para analisar a forma de respirar da criança e procurar ajuda do médico. A observação é o primeiro passo para identificar se a criança tem alguma dificuldade de respirar apenas pelo nariz. Repare se tem alguma dificuldade em permanecer com os lábios fechados, se emite sons pelo nariz durante o sono ou se dorme com a boca aberta.


Como parar de respirar pela boca?



Pode ser necessária uma equipa clínica multidisciplinar para conseguir um diagnóstico: Médico Dentista na área da Ortopedia Funcional dos Maxilares , Otorrinolaringologista eTerapeuta da Fala. Todas estas especialidades podem ser necessárias para conseguir encontrar um tratamento adequado.

Na MALO CLINIC a Ortopedia Funcional dos Maxilares atua frequentemente também na área da melhoria da respiração e consequentemente da postura e do sono. Utilizando aparelhos ortopédicos removíveis que atuam no sistema neuromuscular criando novos hábitos e reflexos, restabelece-se a forma e função ideais, permitindo o desenvolvimento harmonioso de todas as estruturas que estão inerentemente relacionadas com a respiração, o sono e a postura.

Nas situações em que a respiração oral esteja relacionada com desvios do septo ou amígdalas aumentadas, pode ser necessário fazer uma cirurgia para corrigir o problema e permitir que o ar possa voltar a passar pelo nariz.

Em certos casos a pessoa passa a respirar pela boca devido ao hábito. Nessas situações, é necessário identificar se esse hábito está a ser causado por ansiedade ou stress. Se estiver é recomendado consultar um psicólogo ou praticar atividades relaxantes que permitem aliviar a tensão ao mesmo tempo que ajudam a treinar a respiração.

Não desista de encontrar uma solução para o seu problema, pois isso vai ter reflexos na sua saúde a médio prazo.

Se suspeita você ou o seu filho podem ter este problema,  marque já uma consulta e tire todas as suas dúvidas.