Tudo o que precisa de saber sobre os Dentes do Siso

Normalmente associados à maturidade - com a conhecida expressão “quem não tem dentes do siso, não tem juízo” -, os dentes do siso são os últimos molares a nascer e normalmente começam a surgir entre os 16 e os 20 anos.

Por vezes não existe espaço suficiente no maxilar para que estes cresçam, o que faz com que os dentes do siso fiquem totalmente ou parcialmente inclusos. A extração do dente do siso incluso é uma intervenção relativamente fácil e a recuperação também dura entre 3 a 4 dias.

Gostaria de saber mais sobre os dentes do siso e porque é que normalmente são extraídos? Então continue a ler e descubra tudo o que precisa de saber caso seja necessária a remoção dos seus dentes do siso.

Todas as pessoas têm dentes do siso?


Nem todas as pessoas têm dentes do siso, mas na verdade são dentes que na grande maioria das vezes causam muitos problemas. Devido ao seu posicionamento no maxilar torna-se mais difícil higienizá-los corretamente no dia-a-dia, provocando frequentemente cáries, abcessos, quistos e outros problemas que fazem com que seja recomendado extrair os dentes do siso.

Mas por vezes, também são extraídos preventivamente, por aconselhamento do médico dentista, que consegue prever se estes virão a causar problemas aos dentes vizinhos. Por exemplo, pode não haver espaço suficiente para os 4 dentes do siso se desenvolverem de uma maneira saudável.

Os dentes do siso provocam dores?


Se sente dor nos dentes do siso, pode ter algum dos problemas que mencionámos anteriormente: cáries, abcessos, ou outras condições que provoquem dor. Se sofre de dor nos dentes do siso, consulte um médico dentista para que este lhe dê o melhor acompanhamento e diagnóstico.


Tudo o que precisa de saber sobre os Dentes do Siso

Pode ser necessário arrancar o dente do siso, ou também desvitalizar o dente do siso, o que vai ajudar a que a dor passe e recupere rapidamente.

Como é a recuperação após a extração dos dentes do siso?


Se foi aconselhado pelo seu médico dentista a fazer uma exodontia de um ou mais dentes do siso, deve seguir todas as indicações que este lhe deu. Durante as primeiras 48h ou 72h depois da extração deve colocar gelo coberto por uma toalha na região da face correspondente à área cirúrgica, durante intervalos regulares de 15 minutos, para evitar que haja inchaço (edema) no rosto e ou pescoço.

Durante os primeiros 3 dias também é recomendável evitar alimentos duros e que requeiram muito esforço em termos de mastigação, e estes devem ser ingeridos frios e moles de preferência. Pode introduzir progressivamente alimentos mais duros e quentes após esse período.


Tudo o que precisa de saber sobre os Dentes do Siso

Deve também evitar esforços físicos intensos nos primeiros 3 a 4 dias, e não é recomendado que se fume nesse período de tempo. É importante que siga as indicações do seu médico dentista relativamente à medicação necessária para a recuperação após tirar o dente do siso. Normalmente prescrevem-se, dependendo da situação, antibióticos, corticosteróides, anti-inflamatórios não esteróides, analgésicos e anti-séptico oral.

Se tem dúvidas em relação ao que fazer com as dores nos dentes do siso, marque já aqui sua consulta numa MALO CLINIC . Vai encontrar profissionais em extração dos dentes do siso, e que vão acompanhá-lo da melhor forma ajudando a que tenha uma recuperação simples e rápida.