Saúde oral: a importância da prevenção


A  saúde oral não depende apenas de visitar o dentista quando surge algum problema, como todos sabemos. É algo que acontece quando temos hábitos saudáveis no dia-a-dia: uma higiene oral cuidada, alimentação variada e equilibrada, evitando comer doces entre refeições, entre outros.

Assim, a prevenção oral é o primeiro passo para manter uma boa saúde oral.

Porque é que a prevenção é tão importante?


A  periodontite e a cárie dentária, entre outras, são doenças que afetam os dentes e os tecidos que os suportam - como o maxilar e as gengivas. Quando detetadas precocemente são solucionadas mais facilmente e por isso deve investir-se sempre na prevenção, que inclui a alimentação saudável e os bons hábitos de higiene oral.

Como funciona a prevenção oral?


Para além da importância de ter uma alimentação saudável, deve também cuidar dos seus dentes diariamente fazendo uma escovagem adequada pelo menos duas vezes ao dia, utilizando o fio dentário ou escovilhão uma vez por dia, preferencialmente à noite.

Estes cuidados vão garantir que terá uma boa saúde oral, prevenindo gastos desnecessários com o tratamento de cáries e outros problemas associados ao descuido com a higiene oral. Deste modo, está a contribuir para a prevenção de cáries dentárias no seu dia a dia.

O que fazer para manter a prevenção oral?


A prevenção é mantida ao fazer visitas regulares ao Dentista ou Higienista Oral. Visitas regulares a cada 6 meses, mesmo que não tenha dor, podem contribuir para detetar algum problema numa fase ainda inicial. Uma consulta de higiene oral, ajuda a que mantenha os dentes mais limpos, bem como no diagnóstico precoce de determinadas patologias, onde se inclui o cancro oral. Estas consultas vão ajudar na prevenção odontológica e manter a sua boca saudável, contribuindo para uma melhor qualidade de vida

Como vê, a prevenção é definitivamente a melhor solução para manter os seus dentes saudáveis e evitar intervenções mais dispendiosas e complexas. Aposte na prevenção primeiro - e marque já a sua consulta de higiene oral aqui.