Mau hálito e doenças periodontais

O tabaco é um pequeno prazer para muitos fumadores, mas infelizmente é também responsável por vários problemas de saúde oral, como o mau hálito, as doenças periodontais, o cancro oral (cancro bucal) e problemas no paladar, entre outros.

Apesar de toda a informação disponível hoje em dia relativamente aos malefícios do tabaco e às consequências que esse hábito tem para a saúde, o número de fumadores parece não diminuir.

Será que os fumadores devem ter cuidados especiais com a sua saúde oral? Claro que sim, e as razões são variadas. Vamos abordar as consequências, mas também alguns cuidados a adotar e a importância da ida regular ao dentista e/ou higienista oral.

O tabaco provoca dentes pigmentados?


Os efeitos do tabaco fazem-se notar na coloração dos dentes, para além de um tom amarelado é comum que os fumadores tenham os dentes pigmentados.

Que doenças a nível da saúde oral podem ser causadas pelo tabaco?


O tabagismo afeta negativamente a saúde oral e pode até causar problemas graves como cancro oral (cancro bucal), doença periodontal e doenças na gengiva, como gengivite.

Cuidados para evitar o mau hálito e problemas no paladar


Antes de qualquer outra recomendação, é importante que se tenha um cuidado maior com a limpeza e higienização da boca, especialmente quando se fuma.

Escovar os dentes todos os dias é essencial para que previna alguns dos problemas causados pelo tabaco - e no caso dos fumadores, é recomendado que escove os dentes três vezes por dia, utilizando também o fio dentário e colutórios apropriados.

Cuidados para evitar o mau hálito e problemas no paladar

Para além disso, se é fumador é fundamental que seja visto regularmente por um dentista ou higienista oral - pelo menos de 4 em 4 meses - pois isto pode ajudar também a que se detetem atempadamente quaisquer problemas e doenças associadas ao tabagismo.

Outro cuidado importantíssimo a ter se é fumador, é com a limpeza da língua: aqui concentram-se muitos resíduos do tabaco, para além de acumular o cheiro do tabaco e causar mau hálito e problemas no paladar.

Deixar de fumar é a melhor forma de prevenção


Apesar de todas estas dicas serem essenciais para a manutenção da sua saúde oral, deixar de fumar é a decisão mais saudável que pode tomar para prevenir qualquer doença ou problema com a sua boca e dentes.

Caso seja fumador e esteja a considerar parar de fumar, consulte o seu médico e trace um plano para alcançar esse objetivo com saúde, recuperando o seu bem-estar. Contacte-nos se tiver alguma dúvida, e marque já aqui a sua próxima consulta.