Cuidados com a saúde oral na gravidez

É comum dizer-se que “a gravidez enfraquece os dentes da mãe”. No entanto, esta ideia não passa de uma crença popular que não corresponde à verdade. De qualquer forma, é verdade que as alterações hormonais que ocorrem durante a gestação podem contribuir para o aparecimento de problemas com a saúde oral.Se está grávida ou a pensar engravidar este é um momento muito importante para cuidar da sua saúde oral.


As náuseas, vómitos e refluxo gástrico que muitas vezes ocorrem durante a gravidez alteram o pH da cavidade oral, criando um ambiente mais ácido e consequentemente mais propício ao desenvolvimento de bactérias e ao de cáries. Por outro lado, também as alterações hormonais podem contribuir para o sangramento gengival durante a gravidez.


Cuidar da saúde oral nesta fase é fundamental, pelo que aconselhamos vivamente que  marque uma consulta antes de engravidar. Um check-up dentário vai permitir realizar qualquer tratamento antecipadamente e prevenir problemas futuros. . Estudos têm demonstrado que mulheres com problemas gengivais têm uma maior propensão para ter partos prematuros e dar à luz bebés com baixo peso. Neste sentido, é essencial garantir que não há qualquer problema ao nível da saúde oral para que possa viver uma gestação mais tranquila e sem preocupações. Uma higiene oral ainda mais cuidada, ajudará a também a evitar sobressaltos a nível dentário.


“Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por várias transformações às quais esta deve estar atenta, não sendo a boca e os dentes exceção. Os dentes e as gengivas ficam mais vulneráveis e é importante evitar a ingestão de alimentos ricos em açúcar e hidratos de carbono, manter uma boa higiene oral e ir regularmente ao dentista para garantir o acompanhamento certo.”, alerta Mariana Nunes, médica dentista na MALO CLINIC Lisboa.


Cuidados com a saúde oral na gravidez


É possível realizar qualquer tipo de tratamento dentário na gravidez?


Mesmo tendo todos os cuidados necessários e realizando as consultas de rotina recomendadas, é sempre possível que surjam problemas nos dentes ou nas gengivas. Nesse caso pode perguntar-se: É possível fazer qualquer tipo de tratamento dentário durante a gravidez? E a resposta é: Não. , Caso seja necessário algum tratamento, o médico dentista decidirá se este deverá ou não ser iniciado. Há períodos durante a gravidez nos quais existe “maior segurança” e a maioria dos procedimentos podem ser realizados, se justificados. Por exemplo, uma infeção oral é mais prejudicial para o bebé do que o tratamento dentário. Contudo, há outros tipos de tratamentos como a colocação de implantes ou branqueamento dentário, que podem e devem ser adiados até depois do nascimento do bebé por não terem carácter de urgência.

Se precisar de saber como aliviar uma dor de dente na gravidez consulte o médico dentista para que este lhe prescreva o medicamento mais adequado. Nunca se automedique.


Em resumo, para evitar problemas orais bucais, estes são alguns cuidados que deverá ter durante a gravidez:


  • Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia
  • Fatores de saúde como refluxo gástrico
  • Escovar os dentes depois de vomitar ou ter refluxo gástrico
  • Fazer diversas pequenas refeições ao longo do dia reduz o risco de vómito e refluxo gástrico
  • Evitar o consumo de alimentos ou bebidas açucaradas
  • Ingerir alimentos ricos em vitaminas, como legumes e frutas
  • Fazer uma alimentação variada e alimentos naturais em detrimento de alimentos processados


Se está grávida ou a pensar engravidar marque uma consulta na MALO CLINIC mais próxima de si e viva uma gestação mais tranquila.