Blog Layout

Blog

Home › Blog

Branqueamento dentário | tudo o que precisa de saber

por MALO CLINIC, quinta-feira, 30 de setembro de 2021 10:48

Resultado de um branqueamento dentário.

O branqueamento é um tratamento dentário que procura melhorar o aspeto da sua dentição. A cor dos dentes pode ter um elevado impacto psicossocial e cada vez mais pessoas procuram um sorriso mais branco e harmonioso. O objetivo do branqueamento dentário é tornar os dentes mais claros e esteticamente mais bonitos.

Neste artigo vai encontrar a informação de que precisa para que em conjunto com o seu médico dentista possa avaliar se este o tratamento adequado ao seu caso.

Que fatores potenciam a coloração dentária?


A cor natural dos dentes difere de pessoa para pessoa e como tal deve ter isso sempre em conta na hora de avaliar os seus próprios dentes. Nem sempre a comparação com outra pessoa faz sentido e como tal é sempre necessário aconselhar-se junto de profissionais.

No entanto, alguns fatores podem contribuir para que os dentes fiquem manchados e amarelados, ainda que tenha bastante cuidado com a sua higiene oral. Esses fatores são:

  • idade
  • tártaro e/ou lesões de cáries
  • consumo frequente de café, vinho, bebidas gaseificadas, refrigerantes, doces, e alimentos que pigmentem (frutos vermelhos, por exemplo) ou com corantes
  • tabagismo



Quem pode fazer um branqueamento dentário?


Antes de fazer um branqueamento dentário deverá ser realizada uma avaliação da condição dentária e saúde oral do paciente

Nesta consulta, um elemento da nossa equipa clínica irá realizar uma avaliação e elaborar o Plano mais adequado, bem como o respetivo Orçamento. A consulta de avaliação tem um custo de 100€, exceto para colaboradores e associados de empresas com Protocolo com a MALO CLINIC.

Queremos sempre dar-lhe informação o mais correta possível, porque cada caso é único. Por isso, se quiser, pode marcar já 
aqui a sua consulta numa das 6 clínicas distribuídas pelo país.

Atenção: pessoas com lesões de cárie, sensibilidade dentária ou problemas nas gengivas podem ter de fazer um tratamento antes do branqueamento dentário. O branqueamento dentário não é recomendado a grávidas e a menores de 18 anos.

Tipos de branqueamento dentário


Existem dois tipos principais de branqueamento. Um é feito pelo próprio paciente em casa com um molde personalizado (moldeiras), enquanto que o outro é feito em consultório por um/a médico(a)dentista.


Branqueamento dentário em ambulatório


O tratamento em ambulatório (at-home) é atualmente o mais comum, e este é realizado pelo paciente sob supervisão do médico dentista. Os moldes são feitos e personalizados em consultório, e a partir deles são criadas moldeiras que devem ser colocadas de preferência durante a noite. O paciente deve preencher as moldeiras com gel de branqueamento dentário e colocá-las na boca todas as noites durante o período recomendado pelo médico dentista.

Este procedimento dura em média duas semanas mas o tempo de tratamento pode variar, dependendo principalmente da cor inicial dos dentes, pois um tom mais escuro tende a demorar mais dias a branquear.

O antes e depois de um branqueamento dentário

 Antes e depois de um branqueamento dentário

Quais são as etapas de um branqueamento?


Em resumo, estas são as etapas principais:

1. Deve primeiro fazer uma consulta de avaliação oral, para verificar se há necessidade de realizar outros tratamentos antes de começar o branqueamento.
2. Em segundo lugar, deve fazer uma destartarização e remoção do pigmento extrínseco.
3. O último passo será o branqueamento em ambulatório, utilizando moldeiras personalizadas e um gel branqueador.
4. Em alguns casos, pode ser necessário fazer a substituição de restaurações, coroas ou pontes para que a cor do seu sorriso seja uniformizada, uma vez que branqueamento só atua na estrutura dentária natural

Branqueamento dentário para fumadores - posso fazer?


Não dispensando a consulta de avaliação mencionada acima, a grande maioria das pessoas poderá realizar o tratamento, mesmo os fumadores. No entanto, para um resultado mais duradouro deverão ser efetuadas consultas de Higiene Oral regulares e evitar os hábitos tabágicos e consumo de bebidas ou alimentos pigmentantes.

Ou seja, nada impede que realize o tratamento, mas se continuar a fumar estará a comprometer o efeito e durabilidade do branqueamento, e possivelmente não considerará os resultados satisfatórios a longo prazo.

Tenho de ir ao dentista para um branqueamento ou posso fazer por mim?


Para que não haja dúvidas: o branqueamento deve sempre ser realizado sob indicação ou supervisão de um médico dentista e muitas alternativas de venda livre podem danificar os seus dentes. Como tal, desaconselhamos o seu uso.

Por isso mesmo, é muito importante que tenha acompanhamento de um médico dentista, que irá aconselhar qual o método adequado às características de cada paciente. Para qualquer um dos processos deve sempre contactar o seu dentista.

Nas nossas clínicas encontrará médicos dentistas experientes em branqueamento dentário, , garantindo a melhoria do seu sorriso. Relembramos que para fazer uma marcação numa das nossas 6 clínicas em todo o país, basta agendar.

Marcar Consulta

Posts recentes

Apertar e ranger os dentes são sintomas do bruxismo.
17 abr., 2024
Saiba tudo sobre bruxismo! Desde os sintomas ao seu tratamento. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Infeção criada pelo herpes labial.
03 abr., 2024
Saiba tudo sobre o herpes labial! Desde as causas e tratamentos, até ao herpes labial na gravidez. Marque já a consulta na MALO CLINIC!
Particularidades da prótese fixa e removível.
21 mar., 2024
Prótese fixa ou removível? Descubra a que melhor se adequa ao seu caso. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Noites mal dormidas podem prejudicar a saúde oral e geral
13 mar., 2024
Saiba como é que as noites mal dormidas podem prejudicar a sua saúde oral e geral. Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Impacto da saúde oral na saúde em geral
12 mar., 2024
No mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, é importante realçar o impacto que a saúde oral tem na saúde em geral! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Aparelhos dentários
12 mar., 2024
Saiba tudo sobre aparelhos dentários e descubra aquele que será mais adequado para si! Marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
Desvitalizar um dente
23 fev., 2024
O tratamento de desvitalizar um dente pretende preservar a dentição natural, evitando a extração do dente. Saiba mais sobre este tratamento e marque já a sua consulta na MALO CLINIC!
periodontite
09 fev., 2024
A Periodontite é uma condição inflamatória crónica que afeta os tecidos que suportam os dentes. Saiba mais sobre esta doença e marque a sua consulta na MALO CLINIC!
O impacto da saúde oral na nossa autoestima
19 jan., 2024
Saiba como é que a saúde oral pode impactar a autoestima e descubra as soluções que a MALO CLINIC oferece para que os seus pacientes se sintam confiantes e seguros com o seu sorriso e aparência.
all-on-4 workflow digital
04 jan., 2024
O All-on-4® Digital Workflow é um projeto desenvolvido pela equipa MALO CLINIC que permite recuperar sorrisos em menos de 3 horas para reabilitar a totalidade da dentição! Saiba mais.
Share by: