Alinhadores invisíveis

São a mais recente novidade em termos de aparelhos dentários e somam vantagens na sua utilização face aos aparelhos fixos tradicionais.

O aparelho ortodôntico invisível é fabricado num material termoplástico de uso médico, muito resistente, mas também flexível. Podem ser utilizados por adultos e por crianças e obtêm os mesmos resultados que os aparelhos convencionais, normalmente em menos tempo.

Aparelhos invisíveis: como funciona


Por ser ainda bastante recente há ainda quem pergunte se o aparelho invisível funciona. De facto, verifica-se que são tão ou até mesmo mais eficazes que os clássicos aparelhos de aro e brackets de metal.

Numa primeira consulta são feitas radiografias, registos fotográficos exteriores e interiores e os moldes dentários ou scanner intraoral. Com base nestes registos o ortodontista vai desenvolver um plano de tratamento que consiste numa sequência de alinhadores invisíveis removíveis, feitos à medida do paciente, e que vão movendo os dentes para as localizações pretendidas. Uma das grandes vantagens é que, graças ao software utilizado, poderá ver todo o plano de tratamento e o resultado final antes de começar a usar o aparelho. O paciente irá trocando o alinhador a cada uma ou duas semanas, dependendo do que fica estabelecido, sem ser necessário ir ao consultório cada vez que há alteração do aparelho. Este processo torna o tratamento mais rápido e fácil do que os aparelhos tradicionais de metal.

O tratamento, normalmente, dura entre 12 a 18 meses, mas é preciso ter em atenção que estes aparelhos foram concebidos para serem usados durante 22 horas por dia. Ou seja, só devem ser retirados para comer e para fazer a higiene oral. Só assim se garante a eficácia e cumprimento do tempo de tratamento planeado.

Aparelhos invisíveis: Vantagens


Alinhadores invisíveis


As vantagens dos alinhadores invisíveis são várias:

  • Praticamente invisível: Tal como o nome indica são invisíveis. Fabricados em plástico transparente, são tão discretos que não se nota que estão a ser utilizados.
  • Confortável: Por serem fabricados à medida de cada pessoa, adaptam-se perfeitamente à boca do paciente o que elimina  qualquer incómodo. Não causam dor, apenas um ligeiro desconforto quando se troca de alinhador. Raramente provocam lesões na mucosa, ao contrário dos aparelhos convencionais.
  • Higiene simples: Sendo removíveis são muito fáceis de higienizar – tanto os alinhadores como os dentes.
  • Retira-se para comer: permitem comer sem restrições alimentares e sem risco de danificar o aparelho.
  • Menos idas ao dentista: enquanto os outros aparelhos dentários têm de ser ajustados mensalmente, no caso dos alinhadores as consultas são a cada 6 a 8 semanas, durante a qual são entregues os os vários alinhadores subsequentes e realizada a monotorização do tratamento.

Aparelhos invisíveis ou invisalign: quais as diferenças?


Chama-se muitas vezes aos aparelhos invisíveis “invisalign”. Qual a diferença? Na verdade invisalign é uma marca que, por ter sido das primeiras a aparecer no mercado, se tornou muito conhecida e acabou por se tornar sinónimo de alinhador invisível. Existem atualmente no mercado outras marcas de aparelhos dentários invisíveis com sistemas semelhantes. Na MALO CLINIC atualmente trabalhamos em exclusivo com a Invisalign.

Aparelhos invisíveis são recomendados em que situações?


A correção dentária pode ser feita de várias formas e de acordo com o perfil, necessidade e orçamento do paciente.

Os aparelhos dentários invisíveis são uma opção estética muito vantajosa para quem precisa de corrigir o desalinhamento dentário, mas não quer ou não pode (por motivos profissionais, por exemplo) usar um aparelho tradicional.

Se quer saber mais sobre alinhadores invisíveis procure aconselhamento com um Médico Dentista Ortodontista, que fará um estudo completo e poderá indicar-lhe o melhor tratamento para si. Marque a sua consulta numa das nossas clínicas e conheça todas as soluções de aparelhos ortodônticos.