A importância do Esmalte dentário e como o deve proteger

O esmalte dentário é uma camada externa e a mais dura do dente, que tem como função proteger a restante estrutura dentária (dentina e polpa).

O esmalte dentário é uma estrutura forte e resistente, no entanto, pode sofrer desgaste e desmineralização ao longo do tempo. Este processo pode ocorrer devido a inúmeras causas químicas ou mecânicas, entre as quais:

  • A ingestão de alimentos ácidos e/ou açucarados
  • Fatores de saúde como refluxo gástrico
  • Distúrbios alimentares ou bruxismo (ranger dos dentes)
  • Falta de bons hábitos de higiene oral.

Continue a ler este artigo e descubra como pode proteger o esmalte dos seus dentes e porque é tão importante mantê-lo em boas condições.

Para que serve o esmalte dentário?


O esmalte dentário funciona como a primeira barreira de proteção dos dentes contra os danos externos, sendo uma espécie de escudo protetor que contribui para manter os dentes saudáveis.


A importância do Esmalte dentário e como o deve proteger

Uma das funções do esmalte dentário, é revestir a coroa do dente - ou seja, proteger o dente. Existem vários perigos associados à perda do esmalte dentário, entre eles o aparecimento de lesões de cárie, e o eventual desgaste e/ou perda de dentes.

Quais as principais causas de desgaste ou perda do esmalte dentário?


Uma das principais causas de desgaste do esmalte dentário está associada a lesões de cárie, que provocam a desmineralização do esmalte, mas também pode ser causada pelo excesso de força durante a escovagem dos dentes, reações químicas à ingestão de alimentos ácidos, traumas dentários e outros problemas como o bruxismo.

Quais são os perigos da perda do esmalte dentário?


Sendo o esmalte a camada mais resistente do dente, a sua perda torna o dente mais vulnerável às diferenças de temperatura (podendo originar sensibilidade dentária) e ao contacto com bactérias, podendo contribuir também para o aparecimento de lesões de cárie. Deve por isso estar atento a eventuais sinais de alteração do esmalte, consultando regularmente o seu médico dentista que poderá avaliar a sua condição dentária e aconselhar sobre medidas de prevenção e tratamento.

Existem tratamentos que podem ajudar a recuperar as áreas afetadas, ainda que a melhor forma de evitar este problema passe pela prevenção, através de visitas regulares ao médico dentista.

Marque já aqui
a sua próxima consulta na MALO CLINIC mais perto de si, e tire todas as suas dúvidas relativamente ao tema do esmalte dentário.